
Nome: Opabinia (Opabinia regalis)
Origem: Canadá (América do Norte)
Tamanho: entre 4 e 10 centímetros
Época em que viveu: cerca de 505 milhões de anos atrás (período Cambriano)
A história do planeta Terra é como um enorme quebra-cabeça, que, aos poucos, vai sendo montado por cientistas do mundo todo. Os restos e vestígios do passado colaboram nesse processo de construção. Cada fóssil descoberto é como uma nova peça do jogo, que nos ajuda a desvendar grandes enigmas de milhares ou até mesmo de milhões de anos atrás. Veja só: o que é, o que é? Tem cabeça de cogumelo, cinco olhos e uma tromba que lembra a mangueira de um aspirador de pó. Um extraterrestre? Não! É o opabinia!
Em 1909, ao voltar de um de seus trabalhos de campo, o paleontólogo estadunidense Charles Doolittle Walcott caminhava por uma trilha quando percebeu que havia uma rocha no caminho. Charles parou e decidiu abrir aquela rocha com suas ferramentas. Ao quebrá-la, teve uma grande surpresa: encontrou alguns fósseis muito interessantes. No ano seguinte, juntamente com seus filhos, ele descobriu o local de onde veio aquele pedaço de rocha e, a partir daí, começou a escavar o lugar em busca de novos fósseis. Todo esse trabalho resultou na descoberta de milhares de restos de animais antigos, incluindo o Opabinia regalis.
Joor Fernandes Passos
Gustavo Macêdo do Carmo
Instituto de Ciências Biológicas
Universidade Federal de Minas Gerais
Matéria publicada em 01.10.2025
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Weylanne
Achei muito interessante, gostei bastante foi até meio engraçado o jeito que ele encontrou o fóssil.
Noemi da Silva Souza
Gostei muito do conteúdo nunca ouvi falar sobre este animal mas como vocês sabem sobre este animal? queria ver um de perto espero que mandem mais coisas interessantes para todas as crianças Tchau.
Beatriz Garcia Costa Soares
nunca vi esse bixo desse kkkkkkkk