Quero saber…

… de onde vem a água mineral?

Ilustrações Walter Vasconcelos

Bem, toda água é mineral. Aqui, no caso, estamos diferenciando a água que chega às torneiras das nossas casas – e que vem das estações de tratamento de água – da água que vem diretamente das fontes naturais, isto é, que vem do solo, dos poços e vias fluviais debaixo da terra!

A água mineral obtida das fontes naturais tem um gosto compatível com o solo por onde ela passa, por conter diferentes substâncias dissolvidas, como sais, gases e outros. Se a água passar por baixo de um solo rico em gás carbônico e enxofre, por exemplo, ao prová-la, podemos ter a sensação de ser mais “pesada” para a nossa digestão.

Águas minerais com diferentes características são encontradas em estâncias hidrominerais, lugares turísticos que atraem visitantes por oferecerem águas minerais com diferentes composições (e gostos), de acordo o solo da região. Podemos beber dessas águas, desde que elas sejam potáveis, quer dizer, próprias para consumo. E, por falar em consumo, a água mineral que compramos em garrafinhas precisam passar por análises químicas e bacteriológicas para serem vendidas. Repare que uma marca pode até ter o gosto diferente de outra, se vierem de fontes diferentes. Porque tudo vai depender do solo!

 

José Alberto Bonapace
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

… se as crianças precisam tomar vacina contra o novo coronavírus?

Crianças podem e devem ser vacinadas contra diferentes doenças! A maioria das vacinas é recebida na infância, e elas são muito importantes no combate da mortalidade infantil. Mas, no caso da covid-19, as crianças ainda não estão na lista dos que serão vacinados neste primeiro momento. Ainda precisamos de mais estudos para avaliar a segurança, a dosagem e a eficácia da vacina nessa faixa etária.

Já existem algumas pesquisas desse tipo em andamento. Outras estão recrutando voluntários ou sendo planejadas. Uma das vacinas disponíveis inclusive noticiou que é segura e que protege crianças e jovens entre 3 e 17 anos. Mas, como os dados desse estudo ainda não foram divulgados publicamente, não podemos considerar essa informação. Mesmo assim, a expectativa é que os diferentes imunizantes que temos hoje funcionarão em crianças e serão uma grande esperança.

É importante lembrar também que, hoje, muitos países estão numa corrida pelas vacinas e, como não há doses para todos, existe uma ordem de prioridade para a vacinação. Ela começa pelos mais velhos, que podem desenvolver sintomas mais graves de covid-19. Como as crianças são um dos grupos de menor risco, estão no fim da fila.

Mas no futuro, após a vacinação em massa da população, a imunização de crianças será essencial. Ela poderá ajudar a diminuir a mortalidade e contribuir para o controle da pandemia. Até porque, infelizmente, esse vírus ainda ficará circulando por muitos anos, ou possivelmente para sempre! E o combate à covid-19 não pode parar.

 

Herbert Leonel de Matos Guedes
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz

… por que os ouvidos entopem quando estamos no avião ou em lugares altos? 

É uma sensação incômoda, mas bem comum! Para saber por que ela acontece, você precisa entender primeiro o que está por trás da nossa audição. No final do canal auditivo temos uma membrana fina chamada tímpano. Ela é a responsável por captar e transmitir os sons até nosso nervo auditivo. Para que nossos ouvidos funcionem bem, o tímpano não pode sair da sua posição. Mas a pressão do ar do lado de fora pode fazer o tímpano sair da posição de equilíbrio. Em aviões e luares altos, isso é bastante comum…

No caso dos aviões, para garantir uma boa respiração aos passageiros e tripulantes, a cabine da aeronave é pressurizada. Isso quer dizer que existe uma maior quantidade de ar dentro do avião do que fora dele. Algumas pessoas sentem esse aumento da pressão no canal auditivo externo, que empurra o tímpano para dentro. Com isso, o som não é captado nem transmitido de maneira adequada para o nervo auditivo. E vem a sensação de ouvido tampado ou entupido. Ela é ainda mais frequente na decolagem e no pouso, quando ocorre a pressurização ou a despressurização gradual da cabine do avião.

Quando estamos em lugares altos, acontece algo parecido. Em grandes altitudes a pressão do ar é menor, e a membrana do tímpano é empurrada para fora, em direção ao canal auditivo externo.

Escute bem essa boa notícia: a sensação de ouvido entupido é temporária! Ações simples como engolir saliva repetidamente ou bocejar podem ajudar a equilibrar a pressão dentro e fora dos ouvidos, normalizando essa sensação tão desagradável.

 

Edson Ibrahim Mitre
Sociedade Brasileira de Otologia
Faculdade de Ciências Médicas
Santa Casa de São Paulo

Matéria publicada em 22.03.2021

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Aves que semeiam

Sabia que algumas aves têm a capacidade de semear? Vamos descobrir quem são elas e como fazem brotar novas plantas!

Quando as mãos falam

Quem quer saber mais sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais?