Bumba-meu-boi, boi-bumbá, boi de matraca, boi de reis, são muitas as festas que têm a figura do boi como estrela principal. Elas estão espalhadas por todo o Brasil! Mas, você sabia que o boi também é festejado na África? É o Blimundo! Reza a lenda de Cabo Verde que esse boi nasceu livre, foi preso e teve que lutar novamente por sua liberdade.
Blimundo, o maior boi do mundo. Texto de Celso Sisto e ilustrações de Elma. Rocco Pequenos Leitores.
Disponível também em e-book: Rocco
Ouça a história de Blimundo: Youtube
A tripulação saiu de Pernambuco, mais precisamente da cidade de Olinda, rumo a Lisboa, em Portugal. Uma aventura daquelas! Tempestades, ventanias e muito perigo. Essa história é contada em versos e faz parte da cultura popular brasileira. Neste livro, você pode embarcar também! Preparado, marujo? Hora de levantar âncora…
Nau Catarineta. Versos populares. Ilustrações de Roger Mello. Global Editora.
Já visitou o site Passados Presentes? Pois corra para ver! É um espaço interessante para conhecer a história da escravidão no Brasil. Gosta de capoeira? Pois lá é contada a história desse jogo, que é meio dança e meio luta também. O site explica também o que é jongo e ainda apresenta quatro roteiros turísticos no Estado do Rio de Janeiro: o centro do Rio de Janeiro; o Quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis; a cidade de Pinheiral e o Quilombo de São José, na cidade de Valença. Há danças, culinária, histórias e gente, muita gente interessante para conhecer!
Passados Presentes – memória da escravidão no Brasil.
Para complementar seu roteiro turístico pela história africana no Rio de Janeiro, o site Passados Presentes disponibiliza aplicativos com os quatro roteiros chamados: Pequena África, Quilombo do Bracuí, Jongo de Pinheiral e Quilombo São José. Neles, há muitas informações e curiosidades para você ficar com vontade de conhecer. Se estiver muito longe, pode fazer uma visita virtual! Se quiser baixar, consulte um adulto responsável! Combinado?
Matéria publicada em 16.08.2018