Você gosta de ler? A leitura é uma parte muito importante das nossas vidas, assim como foi para o João, personagem do livro O menino que aprendeu a ver, da escritora Ruth Rocha. Isso porque, ao aprender a ler, o menino começou a dar sentido para várias coisas que ele somente via: letras misturadas em placas, frases de propaganda em cartazes nas ruas e tantas outras coisas que, antes, ele não entendia.
Quando lemos, vários circuitos do nosso cérebro são ativados. Além da área responsável pela visão, para que possamos enxergar o que está sendo lido, entram em ação também regiões que darão sentido para as palavras que lemos e as que são responsáveis pela imaginação e criatividade. O mais curioso é que todas as áreas vão trabalhar em conjunto!
E, quanto mais lemos, mais esperto o cérebro fica! Fazendo uma comparação, é como se você tentasse andar de skate todos os dias e, depois de tanto treinar, conseguisse fazer manobras que exigem mais habilidade. O mesmo acontece quando desenvolvemos o hábito de ler: nosso cérebro vai ficando cada vez melhor em entender coisas mais difíceis, o vocabulário fica mais rico e há também melhora na nossa capacidade de resolver problemas, sejam eles de matemática ou não!
Podemos dizer ainda que ler é contagioso! Uma maneira bem interessante de estimular os amigos da escola, primos, vizinhos e até a sua família a ler é criar um clube de leitura. Já pensou nisso? E aí vale tudo: gibi, livro, conto, CHC… Vocês podem votar no que vão ler, fazer uma lista de materiais de leitura e promover um troca-troca. Depois que todo mundo ler, podem discutir as histórias e ouvir a opinião de cada um. É uma ótima (e divertida!) maneira de adquirir o hábito de ler para a vida toda! Topa experimentar?
Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN)
Universidade Federal Fluminense
Sou pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre como este órgão é fascinante e controla tudo na nossa vida. Vem comigo?
Matéria publicada em 05.08.2024
Soraya Scofield de Deus
Qual o género desse texto e suas principais características.