As serpentes são um grupo de lagartos que, ao longo de milhões de anos de evolução, ficaram com o corpo comprido e perderam as patas, além de terem outras características únicas, especialmente nos ossos da cabeça. Enquanto os lagartos geralmente caminham e correm com quatro patas, as serpentes precisam rastejar….
Toda serpente consegue se locomover por ondulações laterais. Para isso, fazem uma série de curvas com o corpo e rastejam “serpenteando”. As espécies aquáticas também usam este tipo de locomoção para nadar, assim como serpentes que vivem em árvores. Existem até cobras na Ásia que saltam de uma árvore para outra, achatando o corpo, serpenteando no ar e planando!
Serpentes grandes, como jiboias e pítons, conseguem se locomover de forma retilínea no chão, ou seja, rastejar com o corpo reto! Para isso, elas usam músculos que mexem as costelas como se fossem pequenos remos, empurrando lentamente o corpo para frente.
Em espaços apertados, como tocas, algumas serpentes conseguem rastejar com um movimento chamado concertina. A cobra se escora nas laterais da toca fazendo curvas no corpo, e depois se arrasta para frente. Para rastejar em superfícies muito lisas ou para escalar árvores, as serpentes também usam variações da locomoção por concertina.
Algumas serpentes que vivem em desertos desenvolveram um método eficaz de rastejar sobre a areia. Elas conseguem erguer partes do corpo e rastejar de lado! Esta forma de se mover é chamada locomoção por alças laterais.
E não para por aí! Em 2021, cientistas registraram uma forma inédita de locomoção em uma serpente, : a locomoção em laço. Eles observaram a cobra-arborícola-marrom (que não existe no Brasil) escalando tubos largos e lisos. A cobra estica a cabeça e parte do corpo, enquanto o restante do corpo dá uma volta no tubo, como um laço. Depois, ela vai fazendo ondulações no “laço” e vagarosamente sobe pelo tubo.
Quem diria que animais sem patas poderiam encontrar tantas maneiras de se locomover?
Clique para ver…
Concertina motion of snake (youtube.com)
https://www.youtube.com/watch?v=B3NbPUTD5qA
Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Matéria publicada em 31.05.2024
Heitor
Gostei muito, gostei dos gatos da revista, eu mesmo não sabia de algumas coisas mais agora que sei vou compartilhar com meus colegas, vc fez um ótimo trabalho publicando essa revista, muito bom mesmo
Heitor Barcelos 6°ano da escola construindo o saber
Keila
Amei a história sobre as serpentes
???
Elaine Silva Moura Beserra
Boa tarde, me chamo Igor lima, tenho 8 anos.
Gostaria de fazer uma observação sobre as informações das cobras, vocês poderiam colar mais imagens pra ficar melhor o entendimento do texto.
Pietra S. L. D.
Achei um pouco interessante, nunca iria imaginar que serpentes iriam ter diferentes tipos de locomoção, mas também não irei negar que foi abaixo da minha expectativa…Mas foi um bom trabalho.
Acabei de perceber que serpentes podem ser mais interessantes do que eu pensava. Você fez eu perceber que a maneira como eu imaginava uma serpente rastejando era uma maneira totalmente… como podemos dizer…. ” mentirosa ” ? Talvez.
Ass: Pietra sexto ano. Escola construindo o saber
Macaé, RJ
Luisa Nogueira
Olá, meu nome é Luisa Nogueira do Colégio Degraus ( Goiânia – Go). Achei muito interessante a matéria sobre o Monstro- da argila.
valentina
Porém como que as cobras pulam?Sendo que elas não tem ossos! Elas podem sim rastejar em forma de laço,do que eu acho que elas não conseguem pular! Porque, como que uma cobra ia conseguir pular, ela não tem patas,somente um corpinho mole.Elas não teriam força suficiente para pular.
Valentina Blazer
Achei interessante sobre as cobras,como que você descobre as coisas sobre as cobras,alguns especialistas estudam cobras para proteger a gente,porém algumas cobras tem um veneno fatal e que pode levar a pessoas a óbito,achei legal sobre o assunto das cobras,aprendi um pouco sobre as cobras e algumas pessoas podem aprender também.
Giovana Coutinho Borba da Fonseca
Nem só de se rastejar vive uma serpente
Olá,pessoal da Ciência Hoje das crianças.Gostei da revista,achei bem interessante saber que mesmo a serpente não tendo pés ela pode se locomover de várias maneiras,como serpentina, retilíneo, concertina, alças laterais,etc.
iran fellipe
ola, meu nome e iran eu gostei muito dessa materia que fala como as cobras se rastejam
Thiago
Também gostei bastante
Thiago
Adorei a matéria 😍