Há lesmas, crustáceos, minhocas, vermes
E uma infinidade de outros seres invertebrados
Escondidos dos olhos meus
Nos recônditos do mais profundo dos abismos
Do mar e do subsolo.
Aliás, de nada saberemos desses seres abissais, e
De lulas, esponjas e águas-vivas furtivas, e
De parasitas nos buchos escondidos, e
De pepinos (na lama marinha) plantados, etc. etc.,
(Tantos são)
Enquanto a luz não vencer a escuridão.
Paulo Robson de Souza é biólogo, especialista em meio ambiente pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal de Mato Grosso, onde atua como professor de ciências e biologia. É também escritor e, junto com Sidnei Olívio, escreveu Poesia INvertebral (Julien Design), de onde retiramos este poema.
Matéria publicada em 28.12.2020
Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.
Inacio Felipe Semmelweis formou-se em medicina em Budapeste, sua cidade natal, a capital da Hungria. Em 1846, aos 28 anos, mudou-se para Viena, na Áustria, para exercer a sua profissão na maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Ele era médico cirurgião e obstetra, um especialista em ajudar as mulheres a terem seus bebês. Estava muito animado com o novo trabalho, mas o clima no hospital era tenso: muitas mães estavam perdendo a vida por conta de uma febre misteriosa... Entra em cena um médico detetive!
Mesmo que você passe correndo pela frente da televisão, em algum momento, viu ou ouviu uma notícia sobre os incêndios que, em 2020, atingiram regiões brasileiras como na Amazônia e no Pantanal. Triste, não é...? Os incêndios florestais e as queimadas ocorrem todos os anos em nosso país, mas você sabe qual a diferença entre eles? Será que o fogo é sempre inimigo do meio ambiente? Vamos saber mais sobre esse assunto, que é quente!
Você é do tipo que fica todo animado só de sentir aquele cheirinho de comida vindo da cozinha e não perde tempo na hora de ajudar a preparar os pratos? Então talvez você deva considerar a profissão de cozinheiro/a! Esse é um dos trabalhos mais essenciais que existem, e normalmente a pessoa começa a aprender e tomar gosto sem perceber, na cozinha da própria casa.