Por que precisamos de férias?

Sair da rotina e descansar é muito importante para o cérebro.

Ilustração Walter Vasconcelos

Segunda: natação, futebol, almoço, escola, jantar, dever de casa e cama. Terça: balé, judô, almoço, escola, jantar, dever de casa e cama. Quarta: natação… E por aí vai a semana toda! E, quando nos damos conta, o final de semana está chegando, né? Viva! Pelo menos temos dois dias de descanso, mas… e o dever de casa? É nessa hora que pensamos nas férias. Na verdade, todos nós precisamos de férias, de finais de semana, desses períodos de descanso, quando damos uma pausa para relaxar e sair da rotina. 

A correria do dia a dia afeta a nossa saúde física e mental, sem que a gente sequer perceba. E as férias nos ajudam de diferentes maneiras. Quer exemplos? Elas nos proporcionam a oportunidade de rever pessoas queridas da família; e, se pudermos viajar, de ficarmos mais próximos daqueles parentes que sentimos saudade o ano todo, como os primos que moram longe! É uma grande chance de não termos compromissos, de nos divertirmos das formas que mais gostamos, e de aceitamos convites para passeios mais distantes. Além disso, nas férias, podemos conhecer novas culturas, experimentar novos sabores e até, quem sabe, interagir com pessoas que falam outras línguas!


priscila

Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN)
Universidade Federal Fluminense

Sou pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre como este órgão é fascinante e controla tudo na nossa vida. Vem comigo?

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Aves que semeiam

Sabia que algumas aves têm a capacidade de semear? Vamos descobrir quem são elas e como fazem brotar novas plantas!

Quando as mãos falam

Quem quer saber mais sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais?