Aves que semeiam

Você é dessas pessoas que adoram observar aves? Dessas que se impressionam com as cores das penas, que se desafiam a identificar os cantos, que podem passar um bom tempo apreciando a construção de um ninho? Pois você está no texto certo para se encantar ainda mais! Algumas aves têm a capacidade de semear, sabia? Vamos descobrir quem são elas e como ajudam a fazer brotar novas plantas?

Foto Freepik

Atenção, leitor! Atenção, leitora! Este texto começa com uma grande revelação: plantas não andam! Tudo bem, pode rir… Isso não é uma revelação, é algo óbvio, certo? Mas, então, como se explica o fato de uma plantinha deste lado do quintal, de repente, aparecer do outro lado? Ahhh… plantas não andam, mas, de alguma forma, elas se deslocam, concorda? As grandes responsáveis pelo deslocamento das plantas são as sementes. Elas podem ser transportadas e encontrar outros locais com boas condições para germinar e dar origem a novas plantas. Mas como acontece esse transporte, hein?

Algumas sementes podem ser levadas de um lugar para outro com a ajuda do vento, como é o caso do dente-de-leão. Outras são transportadas pela água, como o coco. Lembra que nos desenhos animados há sempre coqueiros em ilhas isoladas? Pois é, eles chegaram lá porque suas sementes foram carregas pela água do mar! Já nas florestas predominam espécies de plantas que contam com a ajuda dos animais. Ufa! Finalmente, estamos chegando perto do título deste texto… 

Somente os animais que se alimentam de frutos podem transportar sementes de um local para outro. Por quê? Ora, porque todo mundo depois de comer faz… cocô. E nas fezes dos animais estão as sementes dos frutos que lhes serviram de alimentação. Espalhadas pelo solo, essas sementes podem germinar e dar origem a novas plantas.

Aves, as mais-mais!

Os frutos estão no cardápio de diferentes grupos de animais: mamíferos, aves, peixes, répteis,  e até de formigas! Mas as aves se destacam, porque representam um dos grupos mais numerosos e diversificados de animais frugívoros, que é como são conhecidos os animais que gostam de comer frutos. 

Tucanos, jacus e mutuns estão entre as maiores aves frugívoras das nossas florestas. Para encontrar os frutos, elas contam com uma excelente visão e uma boa memória. Mesmo assim, pode não ser uma tarefa simples. Mas, para facilitar a dispersão de suas sementes, as plantas desenvolveram uma estratégia: produzir frutos com cores chamativas – amarelo, laranja, vermelho etc. Essas cores, além de contrastarem com o verde das folhas, também indicam que os frutos estão maduros, prontos para serem comidos. É como se as plantas dissessem: “Oi! Venham provar dos meus frutos e espalhar as minhas sementes!”.

Leonardo Barbosa da Silva
Jacilene Bezerra da Silva
Programa de Pós-graduação em Biodiversidade
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Jefferson Thiago Souza
Universidade Estadual do Ceará
Cibele Cardoso Castro
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Natan Messias Almeida
Universidade Estadual de Alagoas

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O voo dos albatrozes

Nossas ações em terra firme podem afetar o destino dessas aves oceânicas

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.