O fundo do mar é impressionante! Mas alguns de seus elementos se destacam, como os recifes de coral. Eles são praticamente florestas marinhas! Topa mergulhar nesse mundo fantástico e colorido?
De formatos, tamanhos e espécies diferentes, os corais são parentes das águas-vivas e anêmonas. Alguns conseguem se alimentar por meio de tentáculos, com os quais capturam o alimento. Já outros se associam às algas numa troca de favores: o coral fornece abrigo para algas, enquanto as algas fornecem ao coral o alimento que obtêm da fotossíntese.
Os corais se reúnem em formações rígidas, junto com diferentes animais, como peixes, cavalos-marinhos, esponjas e muitos outros. É assim que formam os recifes, que, no Brasil, ocorrem principalmente no sul da Bahia e em outras regiões, como Búzios, no Rio de Janeiro. São dezenas de espécies de corais que formam recifes em águas rasas, e outras dezenas de espécies que podem ocorrer no mar profundo do território brasileiro.
Além da exuberante beleza que abrigam, os corais servem de local para reprodução e alimentação de muitas espécies, como tartarugas e peixes. São estruturas resistentes contra a energia das ondas e das correntes marítimas, evitando a erosão. São também fonte de alimento para seres humanos, já que abrigam muitos organismos capturados na pesca, como caranguejos, camarões e polvos.
Mas uma lista de muitos problemas ameaça os recifes de coral! Os principais itens dessa lista são: a pesca desordenada e ilegal, que destrói o ambiente; a mineração e a exploração de petróleo e gás; as navegações, principalmente as que não seguem as leis ambientais; a poluição da água por diversos fatores, como plásticos e agrotóxicos; a degradação de bacias hidrográficas e de zonas costeiras; as espécies exóticas invasoras; o turismo desordenado; e as mudanças climáticas.
Para conservação dos recifes de coral brasileiros foi criado o Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), pelo Ministério do Meio Ambiente, que monitora diferentes espécies. Existe também o Projeto Coral Vivo, um dos maiores projetos de conservação marinha do país, que também cuida desses ambientes há mais de 20 anos! Para isso, conta com um time incrível de biólogos, mergulhadores, professores e artistas. Juntos, eles fazem pesquisas, ajudam a formular leis e a criar unidades de conservação, desenvolvem ações de proteção, e compartilham com o público a importância de cuidar do mar.
A educação e a conscientização são parte fundamental da conservação dos recifes de coral. Por isso, o Projeto Coral Vivo criou materiais voltados às crianças, como a animação Cora e os corais, que conta a história de uma menina curiosa que explora o fundo do mar e descobre a importância dos recifes. Há também a série de curtas Amar o mar, que, a cada episódio, ensina sobre a importância do oceano e apresenta dicas de como ajudar a cuidar dele.
Com a ajuda de projetos como esses, crianças como você podem se tornar grandes defensoras do mar, contribuindo para que ele continue cheio de vida por muitas gerações!
Tássia Biazon
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo
Flavia Guebert
Projeto Coral Vivo
Matéria publicada em 24.03.2025