A Ponte de Pedra era conhecida apenas por alguns aventureiros mais experientes que percorriam a trilha do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), o popular “caminho colonial”. A única parte visível da ponte até então era a face voltada para baixo da serra, que mais parecia uma antiga muralha. Todo o restante, inclusive a parte de cima da ponte, estava encoberto por restos de solo e rocha, tomado pela vegetação local. Por isso, grande parte dos trilheiros que por ali passavam sequer desconfiavam que estavam caminhando sobre uma ponte construída ainda no tempo da escravidão no Brasil. Opa! Vamos entender isso melhor!
Henrique Barahona (historiador),
Laboratório Cidade e Poder (LCP)
Universidade Federal Fluminense
Matéria publicada em 02.09.2021
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Sabia que o skate foi inventado na década de 1960 por surfistas americanos? Os praticantes de surf da Califórnia, nos Estados Unidos, durante uma época de poucas ondas no mar, resolveram tirar as rodas de patins e pregar numa tábua de madeira para brincar de fazer manobras em algumas piscinas vazias!
Se alguém lhe disser: “você dorme como um urso!”, saiba que anda dormindo demais. Afinal, ursos são capazes de dormir por muito, muito tempo. Na verdade, eles hibernam. Passam meses sem acordar para comer, beber água, tomar banho... Mas como é que ursos e outros animais conseguem fazer isso? A resposta é: siga neste texto!
Mais um fim de semana se aproximava e Rex, um dos adorados mascotes da CHC, decidiu que iria novamente descansar à beira do lago azul. O lugar era mesmo agradável e a água, de tão limpinha, dava para ver os cardumes de peixes coloridos e as plantas aquáticas. Era bom também olhar as lontras e outros animais da região brincando no lago. Opa! Parece que tem algo errado nessa história... “Era agradável”... “Era bom”... por que não é mais? Porque nessa nova visita do Rex, a água do lago estava com uma cor esquisita e (eca!) um fedor insuportável!