O dia em que a cidade ficou verde

Sabe dizer se a sua cidade tem muitas áreas verdes? A gente não se dá conta, mas árvores, jardins, terrenos baldios ou mesmo quintais nas casas são considerados áreas verdes – e são superimportantes para manter o equilíbrio ambiental! O verde que cresce em áreas urbanas colabora para a manutenção da variedade de espécies e cria um ambiente mais amigável para viver. Já deu para perceber que as cidades precisam ser planejadas levando em conta o meio ambiente, né?  

Ilustrações Jaca

O crescimento das cidades alterou muito o meio ambiente. Mas, mesmo longe das grandes florestas, ainda é possível conservar uma grande quantidade de animais, plantas, fungos e microrganismos. A receita para isso é ter um planejamento urbano (isto é, das cidades) que preserve o hábitat desses seres vivos. Vamos entender melhor…

Nas áreas verdes nas cidades, há diferentes quantidades e formas de plantas, criando hábitats das mais diferentes formas para animais e demais organismos. Os gramados, por exemplo, são compostos por plantas baixas, que não produzem madeira e com poucas flores; enquanto os terrenos baldios apresentam vegetação rasteira misturada com arbustos e depósito de serrapilheira – que é o conjunto de folhas mortas e galhos espalhados no chão.

 

Espaços verdes

Cada tipo de área verde favorece a existência de um conjunto único de organismos. É claro que as mais simples – como gramados, jardins e quintais – têm menor biodiversidade (variedade de seres vivos) se comparadas com as áreas verdes mais complexas – como parques e florestas (veja a figura 1).

Observe que, em locais onde há muitas áreas construídas, é menor a presença de animais, plantas e fungos, na comparação áreas verdes – como gramados, quintais, jardins, terrenos baldios, parques e florestas.
Fonte: os autores

Essa diversidade de espécies e de ambientes precisa ser preservada nas cidades. Em outras palavras, para conservar a fauna e a flora urbanas, quanto mais áreas verdes diferentes entre si e em maior quantidade, melhor. E, para manter o equilíbrio ecológico, elas precisam estar bem distribuídas.

Uma paisagem urbana com diferentes tipos de áreas verdes.
Foto cedida pelos autores
Exemplo de parque: grande extensão e predominância de árvores.
Foto cedida pelos autores

Mas quais são as vantagens em conservar a biodiversidade urbana para a sociedade? Podemos não perceber, mas, o tempo inteiro, diferentes animais, plantas, fungos e microrganismos realizam diferentes atividades das quais os seres humanos se aproveitam de forma totalmente gratuita – isso é chamado de serviços ecossistêmicos. Quer exemplos? Lá vai…

Enquanto as plantas fazem fotossíntese e liberam o oxigênio, elas contribuem para melhorar o clima da cidade; os fungos, por sua vez, podem filtrar micropartículas tóxicas do ar e auxiliar na decomposição da matéria orgânica, nutrindo o solo para novas plantas germinarem. Ah! Não podemos esquecer que muitas plantas são polinizadas por insetos, morcegos e pássaros, o que é fundamental para a reprodução delas – e esse processo provoca a formação de frutos e sementes, que acabam servindo de alimento para numerosos animais, incluindo os seres humanos.

Quer mais? Aranhas, lagartos e sapos são exemplos de espécies que se alimentam de insetos, regulando as populações desses animais, o que é fundamental! Afinal de contas, quando insetos se multiplicam em excesso, se tornam “pragas”, prejudicando tanto as plantações quanto a saúde humana (veja a figura 2).

 As plantas produzem oxigênio através da fotossíntese e servem de alimento a muitos animais. Além disso, a sombra das árvores, não podemos esquecer, ajuda a regular a temperatura da cidade. Já os fungos, que fazem a decomposição da matéria orgânica, ajudam a tornar o solo mais fértil  – e eles ainda colaboram com a retirada de toxinas do ar. Entre os animais, há aqueles que fazem a polinização das plantas, e muitas espécies atuam no controle de pragas se alimentando de outras, como baratas e mosquitos.
Fonte: os autores

Natureza é tudo de bom

Os benefícios de se conservar a fauna e flora urbana não param por aí. O simples fato de nós, humanos, estarmos em contato com animais e plantas, principalmente em parques e florestas, faz bem ao nosso humor e traz também bem-estar físico, uma vez que respiramos um ar mais puro e podemos desfrutar desses espaços para fazer caminhadas e outras atividades ao ar livre.

As vantagens das áreas verdes nas cidades podem ainda ser educacionais. Já pensou como é mais interessante ter aulas sobre a natureza, podendo observar diretamente os seres vivos? Ou quem sabe aprender se divertindo em zoológicos e jardins botânicos?

O Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná, é um exemplo de área verde que nos convida a um belo passeio.
Foto Wikipédia

Por último, mas não menos importante, a simples observação da fauna e flora urbana fornece muita informação sobre como as atividades humanas impactam a natureza. Ao estudarmos as diferentes espécies que ocorrem nas áreas verdes, é possível antecipar quais são efeitos negativos do crescimento desordenado das cidades. Por isso, pesquisadores passam aos governantes informações que podem ser transformadas em ações para diminuir os impactos nos espaços naturais onde as cidades crescem.

Agora que você já sabe um bocado sobre a importância das áreas verdes paras cidades, que tal um domingo no parque para variar?

[qode_elements_holder number_of_columns=”two_columns” switch_to_one_column=”1000″ custom_class=”round”][qode_elements_holder_item background_image=”39347″ cover=”yes” advanced_animations=”no” custom_class=”bgimg”][/qode_elements_holder_item][qode_elements_holder_item advanced_animations=”no”]

Florestas na cidade?

Sim, existem cidades que abrigam florestas! Um bom exemplo é a Floresta da Tijuca, que fica na cidade do Rio de Janeiro. Esses ambientes no meio da “selva de pedra” são os grandes campeões das áreas verdes. Afinal, as florestas reúnem grande quantidade de árvores, arbustos, plantas rasteiras e serrapilheira no chão.

E por que devemos valorizar não só as florestas, mas todo tipo de área verde? Porque esses ambientes são capazes de manter a biodiversidade, incluindo a conservação de espécies raras (aquelas que não são facilmente encontradas em qualquer área) e ameaçadas de extinção, tanto da fauna quanto da flora.

Floresta da Tijuca.
Foto Halley Pacheco de Oliveira/Wikipédia
[/qode_elements_holder_item][/qode_elements_holder]
Tercio da Silva Melo
Elmo Borges de Azevedo Koch
Jacques Hubert Charles Delabie
Laboratório de Mirmecologia
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Universidade Estadual de Santa Cruz

Matéria publicada em 01.06.2022

Comentários (40)

  1. Lohainy de Sousa Ferreira

    Olá CHC me chamo Lohainy tenho 10 anos amei essa matéria dia em que a cidade ficou verde poste mais tchau tchau ??

  2. lindooos ameii<3 #chcomelhorbaby bjs tchausinho

  3. oi alicinha minha bff ameii seu cometaryo sua linda e ameii tambem o chc <3

  4. Que lindo!! Orgulho de vc meu filh0!!

  5. Assim como se reportou sua mãe, muito orgulho de vcs Tércinho(filho) e Pepeu(netinho) vcs são D +.Ger

  6. Tercinho. ! Que honra para nossa família o seu compromisso com a vida! Parabéns, continue buscando conhecimento para tentar melhorar nossa vida. O planeta precisa e lhe agradece. No mesmo caminho, segue Peu, que maravilha!

  7. Excelente texto! Perfeito para utilizar na aula de Ciências!

  8. Parabéns Tércio pela explicação da preservação do meio ambiente, para termos uma vida saudável, preservando a vida animal. ??

  9. Ótimo texto. Parabéns aos autores! ??

  10. Ótimo. Parabéns chic adoro vcs ??

  11. Sr. Editor

    Eu amei a matéria sobre o dia que a cidade ficou verde , o texto ficou muito bom e interessante para se ler espero que tenha mais assuntos sobre este tema . Adoreiii!!

  12. Olá chc, me chamo Bianca , eu tenho 10 anos amei sobre essa notícia sobre a cidade ficou verde ficou incrível poste mais conteúdos legais como esse. Um beijo ???

  13. olá Chc

    Gostei muito do texto “O dia em que a cidade ficou verde” , parabéns pela revista continue publicando.

    Pedro Barros Filho
    13/06/2022

  14. muito legal e fala sobre muitas coisas sobre o mundo

  15. salve salve rapa suave tropa partil solta oioa

  16. salve salve rapa suave tropa partil solta pipa

  17. daora esse nogocio insina muitas coisas sobre a natureza

  18. fala sobre a utilidade das areas verdes oque é verdade bem util para aulas

  19. é verdade o meio ambiente aluda no noso planeta e no eco cistema gostei muito do texto publiquem mais

  20. a verdade em uma floresta ou ambiente são mais para dar caminhadas ou apreciar o meio a ambiente das plantas ou o verde das folhas

  21. Oi CHC! Amei muito essa matéria: O dia em que a cidade ficou VERDE! Texto maravilhoso é muito bom para os estudos e para aprender sobre a natureza. PUBLIQUEM MAIS! (Eu espero).

  22. Eu achei muito legal esse site sobre o dia em que a cidade ficou verde.

  23. É natural e legal!!????

  24. Ola chc
    sou o murilo do 4 ano c da escola sesi santos dumont
    gostei muito do artigo e do que se trata a fauna e a flora são importandes para o eco sistema da cidade e do mundo em si

    publiquem mais

  25. Oiiii CHC tudo bem??
    Eu gostei muito do artigo ele fala sobre a importância da natureza! Que é muito bom a gente saber sobre, eu li esse artigo e achei incrível!! A natureza é maravilhosa!!!! ??????????????

  26. Muito legal chic vcs várias ajudam crianças com essa leituras otimas parabéns ??

  27. Olá me chamo Kalebe e tenho 8 anos, gostei muito dessa matéria sobre o dia em que a cidade ficou verde porque fala da importância das áreas verdes nas cidades..?????

  28. Turma 501, Escola Municipal Lions Clube,- Volta Redonda/RJ

    Olá, editores da Chc!
    Somos alunos da turma do 5º ano da Escola Municipal Lions Clube de Volta Redonda/RJ.
    Gostamos muito do artigo“ O dia em que a cidade ficou verde” publicado na edição 333 de junho/2022.
    A matéria nos incentivou a preservar mais ainda o ambiente em que vivemos, pois observamos que aqui no bairro em que moramos muitas pessoas ainda não respeitam essas áreas verdes.
    Sugerimos que publiquem mais artigos com esse tema para que mais pessoas se conscientizem da importância da preservação de áreas verdes nas cidades.
    Abraços e até a próxima!
    Turma 501, Escola Lions Clube,- Volta Redonda/RJ

  29. que chatooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  30. Eu amei CHC eu achei muito divertido e interessante saber mais sobre a natureza?????????⚘???

  31. Eu não gostei… EU AMEI!!! Saber sobre a natureza é muito legal e divertido!???????

  32. Eu achei muito legal e fala sobre a natureza e o mundo ? ??????

  33. ??á ℂℍℂ. ?? ???? ? ?????ú??!!! ℙ???? ????, ?ó ?? ???? ? ?á ????? mais???

  34. Olá CHC, minha professora colocou três links para fazer o trabalho da escola, li o texto e achei muito legal, achei bom que fala sobre o meio ambiente.
    Espero que gostem do meu comentário e não parem de postar em!!
    ??????????

  35. Olá CHC, minha professora colocou três links para fazer o trabalho da escola, li o texto e achei muito legal, achei bom que fala sobre o meio ambiente.
    Espero que gostem do meu comentário e não parem de postar em!!

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-39424
700_280 att-39666
700_280 att-39673
700_280 att-39276
700_280 att-39266
700_280 att-39289
700_280 att-39259
700_280 att-39295
700_280 att-39244
700_280 att-39248
700_280 att-39414
700_280 att-39405
700_280 att-39469
700_280 att-39478
700_280 att-39237

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47408
700_280 att-47407
700_280 att-47420
700_280 att-47237
700_280 att-47258
700_280 att-47125
700_280 att-47116
700_280 att-47103
700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929
700_280 att-46672
700_280 att-46556
700_280 att-46676
700_280 att-44845