Quando cientistas iniciam uma pesquisa, começam uma investigação sobre algo que “acham” que vão descobrir – isso se chama hipótese. E muitos estudos são necessários para que uma hipótese seja comprovada ou abandonada. Há muito tempo as pessoas acham que ler é importante, que as pessoas que leem conhecem mais palavras, sabem mais coisas e pensam de um jeito diferente das pessoas que não leem. Será?
Esses “achismos” em relação aos efeitos da leitura se tornaram hipóteses de pesquisa. E o que os cientistas fizeram? Elaboraram testes e experimentos para medir o número de palavras que as pessoas conhecem, o tempo que elas necessitam para ler um conjunto de palavras, e a capacidade de compreender um texto e de captar ideias que não estão no texto, mas são sugeridas por meio, digamos, de um jogo de palavras – por exemplo: “O cachorrinho virou uma estrela”, que é uma forma mais suave de se dizer que o animal morreu.
As pesquisas puderam comprovar que quanto mais as pessoas leem, mais elas desenvolvem a memória de palavras. Por quê? Porque, além das palavras que usam nas conversas do dia a dia, elas armazenam na memória as palavras que encontram nos livros.
Outra descoberta importante é que as palavras não ficam misturadas no cérebro, elas se organizam em redes semânticas, ou seja, em redes de significados. Além disso, se ligam a outras memórias – por exemplo: em que situações tal palavra é usada? Quais as palavras que costumam acompanhá-la? Se trocar essa palavra por outra parecida, será que o significado da frase ou do texto continua o mesmo?
Até o final do século 20, boa parte das pesquisas sobre os efeitos da leitura na forma como as pessoas pensam era baseada em evidências comportamentais. Isso quer dizer que os cientistas observavam o comportamento das pessoas em diferentes tarefas e comparavam pessoas que não sabiam ler, pessoas que haviam aprendido a ler depois de adultas, pessoas que liam pouco, que liam em mais de uma língua, que só liam anúncios e textos curtos, pessoas que liam livros…
Perto da virada do século 20 para o 21, aconteceu uma revolução tecnológica nos estudos sobre o cérebro humano, porque os pesquisadores começaram a olhar o cérebro por dentro, graças às imagens obtidas por ressonância magnética funcional. Parece complicado, mas não é!
Esse tipo de pesquisa que usa exames de imagem por ressonância considera que, quando o nosso corpo precisa de mais energia, ele consome mais oxigênio. Como quem carrega o oxigênio dentro do corpo é o sangue, logo… onde o cérebro está mais ativo há mais sangue, porque há mais consumo de oxigênio. Assim, as imagens da ressonância mostraram diferenças no fluxo sanguíneo do cérebro entre pessoas que leem e pessoas que não leem, ou leem pouco.
As pessoas que leem muito, por exemplo, parecem ouvir a linguagem com os olhos. Opa! Como é isso? Na verdade, quando lemos, nossos olhos captam as informações visuais, e um conjunto de neurônios – as células do cérebro, que estão sempre conectadas umas às outras – levam essas informações até a parte de trás do cérebro, onde tudo o que vemos é processado. Rapidamente, os neurônios separam o que é para ser lido e outras coisas que vemos (objetos, rostos etc.). O que é para ser lido é direcionado para uma região mais à esquerda da parte de trás do cérebro, que se conecta diretamente com as regiões responsáveis pelo processamento da linguagem. Então, numa fração de segundo, aquilo que foi lido ativa memórias e produz pensamentos. E tudo isso pode ser demonstrado nos exames de imagem.
Com esses mesmos exames foi comprovado também que as pessoas que não aprenderam a ler olham para as letras como se olhassem para riscos sem significado, por isso não ativam as regiões da linguagem e não produzem pensamentos associados ao texto.
A leitura e a escrita são tecnologias inventadas há cerca de 5 mil anos, e transformaram a forma como nós, humanos, guardamos e processamos informações dentro de nossos cérebros. Com o passar do tempo, o armazenamento de muitas informações foi sendo passado para livros e, mais recentemente, também para computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Quando lemos, seja um livro de papel, uma revista ou textos em qualquer dispositivo, é como se turbinássemos o nosso cérebro, fazendo uma espécie de atualização constante das nossas capacidades de memória e raciocínio.
E para você que leu este texto até aqui, voltamos a perguntar: qual a sua opinião sobre a leitura? Ela é mesmo importante? Faz bem? Por quê? Ah! Já leu um livro inteiro?
Rosângela Gabriel
Programa de Pós-graduação em Letras
Universidade de Santa Cruz do Sul
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Matéria publicada em 02.09.2024
Gabriel e Gustavo -3ºB
A leitura é muito importante, podemos aprender vária línguas. Se lermos bastante, vamos também aprender a escrever.
Nós já lemos um livro inteiro e toda quarta-feira vamos ao cantinho da leitura de nossa escola.
daviroberto
bom dia revista chc eu gostei da revista muito bom a melhor parte foi bem no inicio da revista a foto das crianças lendo tchau chc
Manu e Bia
acho a leitura importante , porque agente pode aprender muito com a leitura isso ajuda nossa mente
Beatriz e Manuela
acho a leitura importante , porque agente pode aprender muito com a leitura isso ajuda nossa mente
Enrique Murilo Kaue
Nós achamos legal e aprendemos que ler é importante.
Pietro e Miguel
ola chc gostamos muitoda das comprovacoes das inmages um Abraso chc
Kauan e Miguel
Olá, CHC! Nós gostamos muito dessas orientações, nos já lemos lemos um livro inteiro, não foi só um mas vários. Tchau Parabéns!
alice morais barreto
adorei
Pedro e Rennan
Olá, CHC! Nós lemos a matéria sobre a leitura é muito importante foi legal ler. Um abraço.
Pedro e Rennan
Olá, CHC! Nós lemos a matéria sobre a leitura é muito importante foi legal ler. Um abraço.
Gabriel e Gustavo -3ºB
oi Revista CHC eu corrte de masi foi muitolegau
Pedro3b
Bom dia, Revista CHC! Eu amei a revista eu acho muito legal ler e bacana demais.
Valentina e Isabelly
BOA TARDE, CHC A REVISTA!
Você já leu um livro inteiro) foi muito legal.
MATHEUS E LUIZ
LER É MUITO IMPORTAMTE E AJUDA ESCREVER E AJUDA O CELEBRO SE DESENVOLVER MAIS RÁPIDO
Gabriel e Gustavo -3ºB
Oi, CHC! vi a revista, o mundo da leitura é muito bom.
3º ANO A
BOM DIA CHC!
GOSTAMOS MUITO DE LER EM NOSSA SALA E POR ISSO GOSTAMOS MUITO DE DESCOBRIR QUE TAMBÉM SOMOS GRANDES CIENTISTAS DA LÍNGUA PORTUGUESA!
UMA BOA LEITURA E EXPERIÊNCIA PARA VOCÊS E ATÉ BREVE!
CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA
Maravilhosa leitura ! Quanta leveza em meio a tantos conhecimentos. Já li livros inteiros . Adorei ler minha vida toda e escrevi poesias que nunca publique . Obrigada por compartilhar. Parabéns .
LARA AZANHA DE SOUZA
Somos alunos do 4º Ano D, da escola municipal Zenóbia Gregório Campelo Cabral, em Mirante do Paranapanema, nós gostamos de saber que podemos turbinar nosso cérebro através da leitura, e pretendemos ler mais.
Alunos do 3º ano B - EMEF "Professor Olímpio Cruz" - Marília SP
A professora leu a reportagem sobre “Você já leu um livro inteiro?” e achamos muito interessante, pois desperta ainda mais o interesse pela leitura, sabendo que o cérebro de quem lê funciona muito melhor.
Na nossa escola temos uma biblioteca com muitos livros e nós podemos ler e levar para casa. Temos também a plataforma do “Elefante Letrado” onde podemos ter acesso a uma biblioteca digital com diversos livros.
Fizemos um teste de leitura parecido com o que foi mencionado na reportagem. Nesse teste tivemos que ler diversas palavras, frases e um pequeno texto para realizar a interpretação. Ao final recebemos o resultado da nossa fluência leitora.
Realmente, ler é muito importante!
Ah e nós já lemos muitos livros inteiros.
Um grande abraço
Alunos do 3º ano B
Carlos Eduardo Mendes Velasco
Sim,adorei aquele livro 📖 esse vou gostar muito mais dele
Luciana Leite Lima
Jundiaí, 05 de setembro de 2024
Boa tarde, amigos da revista CHC. Nós somos os alunos do 3 º ano E, da E.M.E.B. “Ivo de Bona”. gostamos muito do artigo: Você já leu um livro inteiro? A pesquisadora Rosangela Gabriel, neste artigo, informou sobre o funcionamento do cérebro de pessoas que gostam de ler muito. Descobrimos que ao ler ativamos partes muito importantes para o bom funcionamento cerebral. A nossa professora, sempre nos falou que a habilidade leitora é um super poder! Pois ao ler somos capazes de aprender qualquer coisa. Muito obrigada! Aqui em Jundiaí além de bons livros temos, biblioteca nova e também podemos acessar a plataforma do Elefante Letrado. É uma plataforma maravilhosa! Parabéns aos pesquisadores e editores da revista CHC.
Muito obrigada pelo artigo e aguardamos por mais artigos sobre a leitura. Um abraço dos alunos do 3º ano E e da professora: Luciana Leite Lima
Ellen Marques Nunes
Olá! Somos alunos do 4º ano C, da EM Prof.ª Zenóbia Gregório Campelo Cabral na cidade de Mirante do Paranapanema-SP, apreciamos o artigo acima, que nos trouxe informações que ampliaram nossos conhecimentos. Gostaríamos de ler mais artigos sobre este tema.
Giovanna
Boa noite, autores revista CHC. Amei o artigo, muito interessante.
Respondendo a pergunta acho a leitura ótima e essencial para todos pois, na minha opinião ela exercita o celebro.
Maxwell Costa Sousa
Bom dia professor achei muito interessante a matéria sobre a a matéria ” você já leu um livro inteiro?” Esse assunto é muito interessante pois incentiva o hábito da leitura
Maxwell Costa Sousa
Eu gostei muito do tema, que é ‘Você já leu um livro inteiro?’. Esse tema é muito bom, pois, além de fazermos os questionamentos sobre se já lemos, nos incentiva a ler. A matéria fala sobre alguns benefícios da leitura, e um deles é a memória. É isso, professor! Muito obrigado pela publicação do artigo.
um anonimo pobre
eu, em especifico, gostei da parte onde mostra a parte do texto trocando os miúdos, pois mostra o quando é importante a escrita e leitura a sociedade humana. E que a leitura pode ajudar o ser humano em varias coisas como: a memorização, o raciocínio, e ate as capacidades celebrais.
Já li um livro inteiro, o nome dele era contos norticos, lembro dele ter um mapa estranho que demorei mais de um messes pra perceber que era o mapa de yigdrasil(nots: não aparecia a yigdrasil no mapa).o livro terminava com a ultima deusas morta.
Moisés Carvalho da Silva Brito
Achei muito importante leitura e escrita
Olivia Moreira
Oi pessoal da chc , adorei saber sobre tudo isso!!
Isabela Ribeiro Andriatta, aluna do 3ºB, do Colégio Castro Alves.
Cariacica, 17 de setembro de 2024.
Achei muito interesante essa matéria, pois os cientistas conseguiram comprovar que a leitura faz muitos bem ao cérebro.
Vou tentar ler mais livros para turbinar meu cérebro de palavras e conhecimento.
Um grande abraço!
Aos amigos da Revista CHC.
Olivia
Adorei saber sobre tudo isso!!
vicente guimaraes brasil
eu adoro ler, mas não esperava que isso fosse tão bom, eu sou do insp e me chamo vicente, estou no 6 ano e a CHC me inspira mais uma, agora vou terminar de ler meu livro, mas crianças que leem esse jornal, por favor, se for para ler de verdade não corram, isso não é uma competição! espero que a CHC continue fazendo essas reportagens super interessantes “e mais uma vez me animo com a leitura”
Alunos do 5º ano "A" da Escola Municipal do Campo São Luiz - Medianeira/PR
Olá!
Somos alunos do 5º ano, estamos escrevendo para falar o quanto é importante a leitura. Estudamos o Artigo Científico, Você já leu um livro inteiro? Aprendemos que o cérebro das pessoas que leem recebe fluxo sanguíneo diferente das pessoas que não leem, isso nos motivou a sermos leitores assíduos e a ler sempre mais.
Alunos do 5º ano da Escola Municipal do Campo São Luiz.
Marina Sales ovanovi
Oi pessoal da chc a partir de agora acho a leitura importante eu amei essa notícia gostaria que vocês fizessem uma sobre as plantas bjs obrigada pela atenção 🥰 ❤️
DAVI MIGUEL KOHN LOPES.
A LEITURA É IMPORTANTE PORQUE FAZ NOSSO CÉREBRO TER SABEDORIA E A LEITURA É FUNDAMENTAL E AJUDA A LER E APRENDER.
Thaemy Victoria Pereira barboza
a leitura é muito importante porque faz nossa cabeça a processar e não mistura as palavras
ISABELLY SOARES DOS SANTOS
a leitura é muito importante porque ajuda o cérebro a ter sabedoria
Thaemy Victoria Pereira barboza
a leitura é muito importante porque faz nosso cérebro processar
isabelly justino de lima
oi pessoal você sabia que a leitura é muito importante
lucas eduardo bueno
a leitura é importante porque a gente fica mais esperto.
Maria Júlia Chrispim da Silva
A leitura é importante porque ajuda você a raciocinar as palavras do texto ou do livro (etc.)
Heitor
eu jà li um livro inteiro e eu descobri muitas palavras novas, por isso(e por outros motivos)que ler è importante no desenvolvimento do cèrebro da criança.
Turma 302
Prezado editor da revista CHC! Tudo bem?
Somos alunos da turma 302, do Colégio Tiradentes da P.M.M.G. Gostaríamos de parabenizar a equipe pela reportagem “VOCÊ JÁ LEU UM LIVRO INTEIRO?”. Gostamos de saber que os cientistas descobriram, primeiramente, através do comportamento humano e depois através de exames de ressonância, que a leitura é importante para o desenvolvimento do cérebro humano. Foi sensacional descobrir que as pessoas que leem muito, parecem ouvir a linguagem com os olhos. Também gostamos de saber que a leitura e a escrita, são tecnologias inventadas a 5 mil anos. Ler exercita o cérebro. Esperamos ler mais notícias como essa.
Abraços da turminha 302.
Maria Clara
Oi chc adorei essa leitura eu já li quase todos os daminha bancada 😍😘❤️🥰🤩
3° ano "B"
Olá, pessoas da CHC.
Somos alunos da EMEFI Prof° Martha Abib Castanho de São José dos Campos/SP, acabamos de ler sobre essa reportagem e aprendemos que é muito bom ler para melhorar na fluência da leitura. Nós não liamos muito, até ler essa reportagem a partir de hoje vamos começar a ter mais costume de ler, por que percebemos a importância da leitura para aprender novas palavras e deixar nosso cérebro turbinado.
Um grande abraço da turma do 3° ano “B”