Geodiversidade, quem conhece?

Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de uma determinada área. Isso inclui os humanos, outros animais, plantas, microrganismos… Enfim, todos os seres vivos. Não é uma palavra nova no seu dicionário, certo? Mas agora diz aí: já ouviu falar em geodiversidade? Que tal entender o seu significado?

Inselberg no território do Projeto Geoparque Sertão Monumental, na cidade de Quixadá, Ceará.
Foto Alexandre Pinheiro de Alcantara

Geodiversidade é o conjunto de elementos não vivos dos quais a vida – ou a biodiversidade – depende para existir. E o que compõe a geodiversidade? As rochas, os solos, a água, a atmosfera e o relevo – que inclui planaltos, planícies, montanhas e depressões do solo. Mas vamos à origem da palavra…

“Geo” vem do grego e significa “Terra”. Assim, fica claro que sem geodiversidade, sem as formas físicas variadas da Terra, não há vida no planeta. Animais e plantas não podem viver sem água ou solo. Água e solo, por sua vez, dependem das rochas, do relevo e da atmosfera para existir. Ou seja: está tudo interligado! 

Por isso, dizemos que a geodiversidade é a base da biodiversidade. Juntas, elas formam a ideia de diversidade natural, que é tudo aquilo que não foi construído pelo ser humano. 

Cada região do Brasil tem diferentes paisagens, formadas pela associação dos elementos da geodiversidade. Vamos ver?

Norte

A Amazônia brasileira, o maior bioma do mundo, fica na região Norte, onde é possível encontrar extensas áreas rebaixadas, formadas por rochas e sedimentos (que são fragmentos de rochas transportados pelas águas). Os relevos são planos, os solos são encharcados pelo excesso de umidade, porque as temperaturas são elevadas e chove muito. Há grandes rios e a biodiversidade nessa área, em função da presença de muita água e de elevadas temperaturas, é abundante, com vegetação exuberante do tipo floresta (a Floresta Amazônica!) e muitos animais.

Perto da virada do século 20 para o 21, aconteceu uma revolução tecnológica nos estudos sobre o cérebro humano, porque os pesquisadores começaram a olhar o cérebro por dentro, graças às imagens obtidas por ressonância magnética funcional. Parece complicado, mas não é!

Na Amazônia, rios caudalosos escavam rochas sedimentares por onde fluem cachoeiras.
Foto John Lew/Pexels

Nordeste

Como é uma região considerada seca, com pouca chuva, a vegetação é mais rala (Caatinga), os solos são menos desenvolvidos e muitos rios são temporários, ou seja, aparecem somente quando chove. Com frequência, as rochas estão em contato direto com a atmosfera, formando relevos únicos, como os inselbergs. O nome vem do alemão, significa “ilha de pedra” e indica a existência de formas na superfície da Terra sem solo ou vegetação, como verdadeiras ilhas feitas de rochas, no meio do sertão.

Um inselberg no Ceará, mostrando uma riqueza de rochas e formas menores, como sulcos e pequenas grutas.
Foto Prof. Rubson Pinheiro Maia/UFC

Centro-Oeste

A paisagem da região Centro-Oeste é cheia de características marcantes: presença de solos altos e planos (os planaltos), chapadas (áreas planas, cavadas pelo desgaste do solo formado por rochas), planícies (partes baixas formadas pelo acúmulo de sedimentos soltos) e depressões (que são áreas baixas e inclinadas, como bacias). O solo fértil é popularmente conhecido como “terra roxa”; enquanto os cientistas o chamam de “nitossolo vermelho”. Uma parte dessa região é ocupada por uma grande depressão, onde escoa o Rio Paraguai, que, durante as cheias, inunda a área rebaixada, criando um ambiente único e rico em biodiversidade: o bioma Pantanal!

Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, com seus paredões de rochas, com base coberta pela vegetação.
Foto Thiago Kai/Pexels

Sudeste

Essa região apresenta uma grande diversidade no ambiente, com características marcantes em cada estado. Existem serras, planaltos, depressões e áreas costeiras. Entre as serras, as principais são a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Espinhaço, que abrangem os estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – elas são formadas por rochas cristalinas, e são bem irregulares. Ocorrem ainda chapadas, como em Minas Gerais. E há também a presença do solo fértil ou terra roxa.

Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. Os picos, da esquerda para a direita, são: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe e Santo Antônio.
Foto Prof. Paulo Angelo Facchin/UERJ

Sul

Na parte norte da região Sul ocorre o Planalto Meridional, formado pelo derramamento de rochas vulcânicas. Até as famosas Cataratas de Iguaçu, no Paraná, são formadas por esse tipo de rocha, acredita? Tem ainda o Planalto Atlântico, composto por rochas cristalinas, que inclui segmentos da Serra do Mar. Ah, na região Sul há as maiores lagunas do mundo (que são parcelas de água do mar separadas por uma faixa de areia, chamada barreira). A maior delas é a Lagoa do Patos, no Rio Grande do Sul, onde há também o menor bioma brasileiro: o Pampa! O clima da região também é diferente do restante do Brasil, é do tipo subtemperado, com temperaturas que podem ficar abaixo de 10 graus no inverno.

Imagem aérea da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
Foto NASA

Zona costeira

Não se trata de uma região, mas de uma área de transição entre a terra e o mar, com mais de 10 mil quilômetros de extensão. Indo de parte da Amazônia ao sul do Rio Grande do Sul, a zona costeira é onde ficam nossas praias. A região conta também com estuários (onde os rios desembocam no mar), dunas, falésias (paredões rochosos na beira do mar esculpidos pelas ondas) e montanhas. Além disso, existe uma grande biodiversidade, como os bosques de manguezais (vegetação adaptada a ambientes salinos e parcialmente encobertos por água), peixes, mamíferos, aves, crustáceos e muitas outras formas de vida.

Praia plana, em Massambaba, no Rio de Janeiro, com pequenas dunas em direção ao interior, chamadas dunas frontais.
Foto Prof. Guilherme Borges Fernandes/UFF

Nova ciência

Os estudos sobre a geodiversidade são relativamente recentes: foram iniciados há poucas décadas. Mas seus componentes já eram estudados há muito tempo, de forma separada: rochas (geologia), relevos (geomorfologia); solos (pedologia) e águas (hidrologia). O clima também não ficou de fora (climatologia)! Mas os estudos que agregam toda essa riqueza e essa diversidade natural “não viva”, em conjunto, são recentes na história da ciência – e você já está por dentro! Conhecer é o primeiro passo para proteger!

Vanda de Claudino-Sales
Programa de Pós-graduação em Geografia
Universidade Federal de Pelotas

Matéria publicada em 02.09.2024

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Comentários (11)

  1. Olá, CHC! Gostamos dessa revista e das imagens. Eu e meu amigo vimos muitas palavras que eu não sabíamos. Um abraço CHC.

  2. José Cesário de Sousa Lopes

    Olá CHC, Meu é José Cesário, Sobre a matéria achei muito interessante e chamativa, pois o assunto é bem compreensível e específico em relação aos tipos de Geodiversidade no Brasil. Parabéns!

  3. Muito bom o artigo bem elaborado mas acho que vocês poderiam colocar mais explicações sobre como foi formado essas condições geológicas

  4. Rayllan Frankli Silva Farias

    Muito boa essa pesquisa, aprendi muito com essa pesquisa

  5. Eu gostei muito do seu conteúdo, pois achei interessante contar a diferença entre biodiversidade e geodivercidade. Parabéns pelo seu trabalho, e que continue fazendo mais conteúdo sobre isso.

  6. Olá galera da CHC!! Aprendi o que é biodiversidade e geodiversidade, graças a vocês. Muito obrigado e até mais!

  7. Olá chc. Tudo ótimo. Aqui quem fala é o BENJAMIN dias. ramos

  8. Lucas Gabriel Silva Rodrigues

    É importante o conhecimento da biodiversidade e geodiversidade de diferentes regiões é importante ressaltar a grande diversidade ecológica sobre locais, rochas, seres orgânicos, etc.

  9. Jundiaí, 19 de setembro de 2024

    Caros editores e pesquisadores da Revista Ciências Hoje para Crianças.
    Somos leitores da revista e viemos parabenizá-los pelo artigo: Geodiversidade, quem conhece? da pesquisadora Vanda de Claudino-Sales. Nós alunos do 3º ano E da E.M.E.B.” Ivo de Bona”. Gostamos muito desse artigo, além de aprender um novo termo sobre diversidade, o artigo abrange diversos temas importantes sobre as características dos solos e dos biomas brasileiros, temas estes que nossa está estudando. Esperamos por mais artigos importantes como este.
    Muito obrigada!
    Um abraço da turma do 3º E e da professora: Luciana Leite Lima

  10. Jundiaí, 19 de setembro de 2024

    Caros editores e pesquisadores da Revista Ciências Hoje para Crianças.
    Somos leitores da revista e viemos parabenizá-los pelo artigo: Geodiversidade, quem conhece? da pesquisadora Vanda de Claudino-Sales. Nós alunos do 3º ano E da E.M.E.B.” Ivo de Bona”. Gostamos muito desse artigo, além de aprender um novo termo sobre diversidade, o artigo abrange diversos temas importantes sobre as características dos solos e dos biomas brasileiros, temas estes que nossa está estudando. Esperamos por mais artigos importantes como este.
    Muito obrigada!
    Um abraço da turma do 3º E e da professora: Luciana Leite Lima

  11. Muito obrigada pelos comentários gentis, fiquei muito feliz! Grande abraço para todo mundo!

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