Plantas podem ser bem competitivas. E não pense que estamos falando de competição por espaço, água ou nutrientes. Uma pesquisa recente com uma planta brasileira mostrou que, na disputa para quem irá dispersar o seu pólen, as plantas podem usar estratégias bem inovadoras e eficientes.
Hypenia macrantha é uma espécie de arbusto, sem nome popular, típica do Cerrado brasileiro. Suas flores têm a forma de um pequeno tubo, no fundo do qual se acumula um bocado de néctar. Beija-flores, com seus bicos finos e compridos, são os mais bem preparados para alcançar essa doce recompensa e, ao fazerem isso, cumprem um papel fundamental na reprodução desta planta. Como? É que os grãos de pólen grudam nos bicos das aves, sendo levados por elas até outras flores da mesma espécie, promovendo assim a polinização, essencial para a formação de novas sementes.
Acontece que cada arbusto desta espécie compete com os outros para que o seu pólen tenha maiores chances de fecundar outras flores. E eles fazem isso usando uma estratégia poderosa, um tipo de “bomba de pólen”!
As flores masculinas desses arbustos têm um mecanismo que, quando tocado pelo bico do beija-flor, dispara, lançando os minúsculos grãos de pólen em altíssima velocidade. Essa estratégia, conhecida como “polinização explosiva”, é relativamente comum entre as plantas. Sua vantagem é que, quando disparados em alta velocidade, os grãos de pólen atingem maiores distâncias e podem se grudar mais firmemente nos animais polinizadores.
E os cientistas descobriram recentemente uma outra vantagem da bomba de pólen: são tantos grãozinhos lançados ao mesmo tempo, e a uma velocidade tão grande, que eles acabam removendo o pólen que já estava no bico do beija-flor desde a última flor visitada. Como o espaço disponível no bico da ave é bem limitado, ganha a flor que for visitada por último, porque seus grãos de pólen terão mais chances de serem levados até a próxima flor feminina. É ou não é um verdadeiro vale-tudo entre flores?
Acompanhe em super câmera lenta o momento em que o bico de um beija-flor dispara a explosão de pólen em uma flor.
Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos
Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.
Matéria publicada em 05.02.2025
cecilia
eu adorei saber sobre a polinização. achei muitu interessante
Livia Emanuelle Si,lva ribeiro
oi
Cecilia Ebertz
Oi Vinicius, tudo bem?
meu nome e Cecilia, vim comentar que achei muito interessante sobre a polinização da flor Hypenia.
Valentina Santos Fernandes
Oi Vinicius São Pedro! eu gostei muito da sua historia queria saber mais das suas historias. Gostaria que vc faz mais historias e livros para gente e também se puder vir na nossa escola na cidade de Nova Serrana, MG, ela se chama Dioneta Batista de Freitas . Ficaremos eternamente agradecidos.
Sophia Mota Maciel
Oi Vinicius, tudo bem com vc? eu amei a sua publicação.