Nome popular: Rãzinha-de-Seropédica
Espécie: Physalaemus soaresi
Tamanho: pouco mais de 2 centímetros
Classificação: Criticamente em perigo
Nas florestas do Brasil existem sapos, rãs e pererecas de todas as cores e tamanhos, cada qual com suas características especiais. Em geral, os machos cantam para atrair suas parceiras, mas cada espécie tem um canto único. Além disso, existe uma grande variedade de maneiras pelas quais os pais cuidam de seus filhotes. Um desses anfíbios zelosos é a Rãzinha-de-Seropédica, espécie rara, que vive nas florestas do Rio de Janeiro. Essa rãzinha tem a incrível habilidade de construir ninhos de espuma para proteger seus filhotes!
A Rãzinha-de-Seropédica é bem pequena, mede cerca de dois centímetros. Se a compararmos com um sapo-cururu, por exemplo, que tem, em média, 20 centímetros, é como colocar uma bola de futebol ao lado de uma moeda de 5 centavos!
Essa rãzinha também tem uma cor que se confunde com o chão da floresta, tornando-a difícil de ser encontrada, tanto por pesquisadores quanto por seus predadores. Além disso, ela só aparece à noite, quando sai para se alimentar de pequenos insetos e crustáceos ou para acasalar.
Para atrair as fêmeas, os machos cantam na beira de poças temporárias que se formam com a chuva. Quando uma fêmea se agrada da cantoria, o casal se forma e começa uma das construções mais incríveis do reino animal: um ninho de espuma! Diferentemente da maioria dos sapos, que botam ovos diretamente na água ou na terra, a Rãzinha-de-Seropédica deposita seus ovos nesses ninhos.
O ninho de espuma é uma verdadeira obra de engenharia natural. Ele protege os ovos e os girinos (larvas dos anfíbios) de predadores, do Sol forte e mantém os ovos sempre úmidos. É como se a rãzinha fizesse um cobertor especial para seus filhotes! Conforme o tempo passa, os girinos crescem dentro da espuma, e o ninho vai se dissolvendo na água. Quando estão prontos, os filhotes saem do ninho e completam seu desenvolvimento na água, até se transformarem em pequenas rãzinhas e começarem a viver na terra, como seus pais.
Apesar de ser tão especial, a Rãzinha-de-Seropédica está ameaçada. As florestas onde ela vive estão desaparecendo, principalmente por causa do crescimento das cidades. No município de Seropédica, no Rio de Janeiro, foi preciso até desviar uma estrada para proteger seu ambiente natural!
Ações como essa mostram a importância de se preservar a natureza para que espécies como a Rãzinha-de-Seropédica não desapareçam. O desmatamento e a expansão urbana são as principais ameaças à espécie. Se as florestas deixam de existir, ela perde seu lar e não consegue encontrar poças temporárias para construir seus ninhos de espuma.
O Brasil é o país com a maior diversidade de anfíbios do planeta! Muitas espécies, como a Rãzinha-de-Seropédica, só existem aqui. O estudo desses animais nos ensina muito sobre a natureza e a importância de cuidar das florestas.
Assim como a rãzinha constrói um ninho para proteger seus filhotes, os humanos devem trabalhar para preservar um ambiente saudável para todas as espécies. Espalhe por aí que, se alguém encontrar espuminhas na floresta ou na beira de riachos e poças, deve ter muito cuidado! Ali pode ser o lar de alguma família de anfíbios.
Pedro Peloso
Universidade da Califórnia (EUA)
e Instituto Boitatá (Brasil)
Matéria publicada em 27.03.2025
lorena
achei muito interesante espero que faça mais como esses.
MIGUEL V
CHC EU ADORO AS SUAS REVISTAS PARA MIM A MELHOR É A DOS ANIMAIS
JAQUELINE E EMANUELI
OLÁ CHC EU SOU A EMANUELI E A JAQUELINE AGENTE TEM 8 ANOS E SOMOS DO 3 ANO C DA ESCOLA ADELINA PACITTI NOS GOSTAMOS MUITO DO ARTIGO 364 ”FABRICAÇÃO DE NINHO DE ESPUMA” FICAMOS MUITO INPRECIONADOS COM O TAMANHO DELA E GOSTEI DE SABER QUE OS MACHOS CANTA PARA ATRAIR AS FEMEAS BEIJOS E UM ABRAÇO CHC
LIVIA E ALANNA
OLA AMIGOS DA CHC NOSSO NOME É ALANNA E LIVIA GOSTAMOS DA REVISTA 364 DOS FABRICANTES DE NINHOS DE ESPUMA FICAMOS MUITOS INTERESADOS COM OTAMANHODA RÃ BEIJOS CHC
Heitor Lesser Silva dos Santos
Ola pessoal da chc eu e meus colegas lemos varias revistas e lemos a da rãzinha-de-seropédica e fiquei surpreso com o tamanho da rã para mim e muito dificicil indentificar a rã podendo sem querer pisar nela podendo eliminar a quantidade de rãs no mundo fiquei bem surpreso com a rãzinha e suas caracteristicas tchau e até a proxima espero que voçes respondam meu comentario até a proxima
rayssa victoria
OLA CHC EU SOU ALUNA DO ANO 3 DA ADELINAS B DOS S PACITTI BIRIGUI SP LEI O ARTIGO E ACHEI INTERESSANTE SOBRE A RA E INPRESONATE O TAMANHO DELA E SABER QUE ELA SOLTA ESPUMA QUANDO ELA POTA OS OVOS QUERO QUE FAZ MAIS ESSE ARTIGO BEIJOS THAU CHC .
sofia e geovanna
ola chc somos alunos do 3 ano c da escola adelina pacitti lemos o artigo ”fabricante de ninhos de espuma ” achamos muito interessante , é inpressionante o tamanho da rã gostamos muito do artigo, até a proxima.
DAVI MIGUEL
OLA CHC. PARABENS PELA PESQUISA. DAVI MIGUEL DO 3 ANO C EM ADELINA PACITTI ANO
ARTHUR WILTON DOS SANTOS DA SISVA
OLA CHC SOMO OS ALUNOS DO 3ANO C DA EM .A .B GOSTAMO DA REVISTA DA RASINHA QUE ÊLA TEM 2CEMTIMTRO
I É LATEM ACORDELA DA FROÉSTA BEIJOS ARTHUR
MIGUEL TEIXERA
OLA CHC ACHAMOS MUITO INTERESSANTE PROS COLEGAS CHC MUITO MUITO INTERESSANTE MESMO TACHC THAUCHC
VICENTE HENRIQUE SILVERIO
OLA PESSOAL DA CHC EU EA MINHA TURMA LEMOS A REVISTA DA RÃZINHA – DE – SEROPÉDICA E FIQUEI SURPRESO QUE ELA MEDE 2 CM DE ALTURA EA CHAMOS INJUSTO ELA ESTA EM PERIGO ATÉ A PROXIMA.
MIGUEL GONÇALVES DOS SANTOS
Caros editores da chc
é minha primeira vez escrevendo para vocês e o meu nome é MIGUEL GONÇALVES DOS SANTOS estou na terceira serie estudo E.M PROF ADELINA PACITTI em birigui e lemos o ”FABRICANTES DE NINHOS DE ESPUMA” muito legal e interessante achamos injusto que ela esta em perigo ficamos impressionado com o tamanho dela que é 2 CM muito top na minha opinião não mudaria nada parabéns a vocês faça um livro sobre o espaço e os dinossauros
um tchau atenciosamente
Eliel
ola chc sou aluno do 3 ano c gosto muito da revista sou muito fa quero mais assim achei bem interessante a matéria tchau ate aproxima.