Luz e sombra

Maria às vezes fica pensando…

— A luz que entra pela janela ilumina todo o quarto. Quando acendo a luz à noite, tudo fica claro. Meu pai sempre acende o abajur para ler. Minha avó sempre chega perto da janela para enfiar a linha na agulha. Será que as coisas têm luz? Mas, se fosse assim, eu veria tudo no escuro. Quanto mais perto da lâmpada estão as coisas, mais elas ficam iluminadas. Se eu coloco minha mão, que é pequena, perto da lâmpada, minha mão não deixa a luz passar. Mas, se coloco minha mão cada vez mais longe da lâmpada, ela quase não faz sombra… A luz vai de um lugar a outro, mas não passa através de certos objetos. Ela ilumina mais ou menos, dependendo de onde está.

E assim Maria acabou imaginando umas experiências que viraram brincadeiras. E eram brincadeiras com sombra e luz, que a menina usou para brincar com sua irmã, Elisa, e uma amiga.

Luz e sombra - ilustracao 1
Ilustrações Bruna Assis Brasil

Humberto Derci Capai,
Faculdade de Educação,
Universidade Federal do Espírito Santo.

Matéria publicada em 04.05.2026

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.

Comentários (7)

  1. Ingrid Pires Camargo Silva

    Somos alunos da E. M. Dr. Getúlio Vargas em Sororocaba e estamos no 3º ano A. Gostamos muito da leitura sobre Luz e Sombra. Estamos estudando “Carta ao Leitor” e gostaríamos que respondessem nossa carta.
    Um abraço.
    Alunos da Professora Ingrid Pires Camargo

    1. oi,meu nome e’rebeca, gostei da sua carta estou no 4ano

  2. Olá, somos a turma do 4° ano A
    Estudamos no Colégio Lavoisier que fica em Aracaju, Sergipe. Estamos aprendendo o gênero textual “carta ao leitor” e escolhemos seu site e seu artigo para fazer nossa produção de redação.
    A história foi interessante, nós gostamos muito porque ficamos com vontade de ler o resto da história e outras histórias também.
    Obrigado(a) pela experiência de leitura. Gostaríamos que respondesse a gente.
    Abraços da Turma do 4° ano A.

  3. Oi, estou fazendo um de ver que preciso copiar uma notícia e aprsentar como nos jornais de televisão. Gostei muito da sua notícia Maria, e eu já estudei histórias e formas com sombra no segundo ano e hoje estou no quinto ano! Talves eu use sua notícia, mas vou dar mais uma olhada nas outras, se eu não achar uma que me interesse volto na sua Maria.
    Beijos,
    Vitor

  4. Nathália Aparecida Burgarelli Costa

    Olá, CHC. Meu nome é Luccas e estudo na EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada em Birigui – SP. Queria agradecer sobre a revista CHC digital, ficou mais acessível para nossa turma do 3º ano B. Queria dar uma sugestão para artigos sobre eletrônicos para uma única seção só sobre isso. Muito obrigado. Um abraço. Luccas.

  5. Jose Liedson Borges Mendonça

    Eu achei muito interessante o conteúdo que passa sobre esse assunto sou do sexto ano gostei muito tchau

  6. Bárbara Cristina da Costa Silva

    Olá, somos estudantes do Colégio Mendel Vilas.
    Nós estamos no terceiro ano e gostaríamos de compartilhar que gostamos do artigo.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-50017
700_280 att-49925
700_280 att-50023
700_280 att-50031
700_280 att-50036
700_280 att-50052
700_280 att-50057
700_280 att-50069
700_280 att-50041
700_280 att-50063
700_280 att-50014
700_280 att-49998

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-50222
700_280 att-50230
700_280 att-50217
700_280 att-50014
700_280 att-49998
700_280 att-49532
700_280 att-49846
700_280 att-49848
700_280 att-47742
700_280 att-47667
700_280 att-47647
700_280 att-47592
700_280 att-47408
700_280 att-47407
700_280 att-47420