Antes de entrar no caso dos morcegos trapaceiros, você precisa saber que animais que se alimentam basicamente de frutos são chamados frugívoros. Entre esses seres frugívoros e as plantas que dão frutos se estabeleceu, ao longo de milhões de anos de evolução, uma relação ecológica chamada mutualismo, na qual as duas partes saem ganhando. Os animais se favorecem porque se alimentam e as plantas, porque, quando os animais digerem as frutas, eliminam suas sementes nas fezes. Daí, uma nova planta vai brotar, garantindo a existência de novas plantas.
Existem muitos animais que se alimentam de frutos: aves, como as arapongas e os jacus; répteis, como jabutis e iguanas; peixes, como o pacu; e até anfíbios – sim, existe uma (uma só!) espécie de perereca frugívora, a Xenohyla eugenioi.
Entre nós, mamíferos, alimentar-se de frutos é algo muito comum. Macacos, antas, gambás, juparás, entre outros, adoram. Mas nada se compara com a quantidade de espécies de morcegos que consome frutos: são muitas!
Somente na América do Sul existem cerca de 110 espécies diferentes de morcegos especializadas em comer frutos. Muitas dessas espécies preferem tipos específicos de frutos. Os morcegos-de-cauda-curta, por exemplo, gostam muito de comer as frutinhas das plantas do gênero Piper, que parecem miniespigas de milho. Os morcegos-de-ombros-amarelos preferem as solanáceas, o mesmo grupo que inclui o tomate, a berinjela, o jiló e a batata. Mas eles comem frutos bem menores do que um tomate, que são aquelas frutinhas conhecidas como jurubebas.
O morcego-de-cauda-curta gosta de comer as frutinhas das plantas do gênero Piper, que parecem miniespigas de milho.
Foto Frederico Acaz Sonntang/BioDiversity4All/CC
CARLOS h
Gostei muito da CHC 369
João Francisco Santana Rocha
Legal, é interessante os morcegos trapaceiros
Ana clara e Gabriel
Achamos super legal e interessante e aprendemos sobre as espécies de morcegos e do que se alimentam🌷
Sophia Silva De Souza
A Matéria É Interessante, Tinha Várias Coisas Que Eu Não Sabia,Eu Aprendi Que Se Não Existissem Os Morcego As Árvores Iam Ficar Cem Frutas, Também Que 1.500 De Espécies E Três Morcego, Foi O Que Eu Aprendi Também, E É Bom Que Tem Árvore E Morcego, Porque Se Não Tivesse Árvore E Morcego, Não Teriam Frutas Só Algumas Árvore E Menos Biodiversidade.
Pro gamer
não entendi nada de morcegos trapaceiros
Nicole
Não é sobre morcegos “trapaceiros”, é somente sobre morcegos👍😊
Pedro Marinho
06/09/2025
Prezado(A) escritor(A)
Eu sou Pedro aluno do 4 ano B, eu li sobre a matéria dos morcegos trapaceiros.
Essa matéria de vocês eu achei muito interessante e científica, eu nunca soube que os morcegos soltavam fezes com sementes e que existem 3 espécies de morcegos vampiros e que
1497 espécies não são vampiros.
Com respeito,
Pedro Marinho – 4 ano B
emanuel
pelo geito os morcegos as vezes viram aquele tipo de bicho que devemos matar se for de certa especie! como no caso dos morcegos, o Chiroderma/fonte da foto de Frederico Acaz Sonntang/BioDiversity4All/CC.
pedro
eu tambem
Alguem
Nem eu
Helena Veiga Costa
Adorei a matéria e descobri que só existe 3 espécies de morcegos que se alistamento de sangue 😀
Helena 10 anos tres rios-RJ
Julia Guilhon Vaz -8 anos
Olá, pessoal da CHC!!!Adorei a reportagem ”O caso dos morcegos trapaceiros” , gostaria que lançassem um reportagem sobre a tartaruga -de -couro.
Amo vocês;
ALUNOS DO PROFESSOR MATHEUS.
AMERICANA, 10 DE SETEMBRO DE 2025
OLÁ, REVISTA CHC!
NÓS SOMOS ALUNOS DA E.E. PROF. OCTÁVIO SOARES DE ARRUDA, ESTUDAMOS NO 4° ANO B, ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE MORCEGOS E SOBRE CARTA DE LEITOR, APROVEITAMOS ESSA MATÉRIA PARA CRIAR ESTA CARTA. A FORMA QUE VOCÊS ESCREVEM OS TEXTOS TORNAM ELES INTERESSANTES, ALGUNS ALUNOS DA SALA GOSTAM DE MORCEGOS, OUTRO NÃO. SERIA INTERESSANTE SE EXPLICASSEM O PORQUÊ SE CHAMA MORCEGOS TRAPACEIROS, FICAMOS EM DÚVIDA.
MESMO ASSIM, OBRIGADO E TCHAU!
laura
eu quero saber como ele tem uma dieta de sange
usu00rio2
não tem nada de morcego trapaceiro
Laura Jordão Nunes.
Olá, CHC
Eu não sabia que existem 110 espécies de morcegos na América do Sul. Gostei muito da matéria. Acho morcegos muito fofos.
Tchau,
Xoxo
Lalá
Karen
Se os morcegos não existiam não teriam frutos nas árvores pq eles
Comem sementes para criar novas plantas.
Caio Cassio e Henrique Fernando
Olá, nós somos o Caio e o Henrique, de Itaju, e gostamos muito de ler a revista.
Valentina Alcântara
Itaúna mg 25 de setembro de 2025, Olá colaboradores da CHC eu adorei esse matéria dos morcegos trapaceiros vocês estão de parabéns um abraço de Valentina ❤️.
Valentina Alcântara
Olá é a Valentina novamente comentando aqui na CHC vim falar que concordo com a Sophia Silva de Souza
Tinha muita coisa que eu não sabia sobre os morcegos depois que descobri a CHC estou bem mais sabia
sobre os morcegos e vim falar que graças a CHC eu estou bem mais interessada pelo o estudo parabéns
CHC você fez uma pessoa se dedicar mais no estudo falando novamente parabéns um abraço Valentina 😘.
sofia porto
oi aqui e sofia porto ou aeroporto achei que esses bichos estivesen extintos a e podem fazer sobre os dentes como eles se comunicam beijo ate mais
Lívia monteiro 🌺🩰💗🍭
Olá galera da CHC
Meu nome é Lívia tenho 9 anos moro em Guaratinguetá do Estado de SP estudo na professora Ana Fausta de Moraes no 4º ano e eu e minha turma a gente está estudando sobre isso eu gostei muito da carta sobre os morcegos trapaceiros eu não sabia de vários morcegos só três é vampiro
Beijos até a próxima
30/09/2025
Nicole Zabotto
Oi chc, eu gosto de ler suas notícias quando estou com tempo porque são muito boas, sou do colegio El-Shaday e descobri a página de vcs por lá, adora as notícias inclusive quando falam de animais, tipo esse jornal, queria muito que vc continuarem a fazer jornais de animais, assim eu iria ler muito mais, amo todas as matérias qiebvcs fizeram, e iria agradecer se fizessem muito mais… Grata…Nicole Zabotto Guimarães….30/09★
gabriela cordeiro ferreira
eu amei e pode fazer joaninha