O incrível mundo dos drones

Eles vão a shows, frequentam estádios de futebol, medem terrenos, fazem segurança e podem ser até agentes de espionagem. Sim, estamos falando dos drones! Essas máquinas voadoras com aparência de insetos, além de produzirem fotos e vídeos de alta qualidade, dispõem de outras funcionalidades. Ao final desta leitura, pode apostar que você vai estar saltitando de vontade de pilotar um drone também!

Ilustração Walter Vasconcelos

Que tal começarmos essa história bem do início, perguntando, por exemplo, de onde vem a palavra drone? Boa! Drone vem do inglês e significa zangão, o masculino de abelha. É bem possível que esse nome tenha sido escolhido por causa do ruído característico das hélices e dos motores dessas aeronaves, que mais parece um zumbido.

Os drones são também chamados VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Essas miniaeronaves não têm piloto a bordo. O profissional fica em terra, usando um controle remoto parecido com os dos videogames. Mas quando os drones foram inventados e como funcionam?

De onde eles vêm?

Muitos aparatos presentes hoje no nosso dia a dia surgiram ou foram aprimorados durante guerras. Esse é o caso, por exemplo, do forno de micro-ondas, do sistema de localização por satélites (o popular GPS) e, também, dos drones

Pode-se dizer que esses equipamentos são derivados de aviões sem tripulação, controlados por rádio, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), e também e de outras aeronaves igualmente não tripuladas construídas com o propósito de espionagem em guerras que aconteceram depois. 

Com o passar do tempo, o desenvolvimento tecnológico permitiu a redução dos custos, e os equipamentos se tornaram mais populares. Hoje, as pessoas com acesso aos drones podem fazer fotos e gravações de vídeos que seriam impensáveis sem a existência desses “zangões eletrônicos”. Mas não é só isso!

Como é que funcionam?

Os drones podem ser considerados robôs voadores. E, como já vimos, voam sem ninguém dentro! São miniaeronaves programáveis, e que podem até tomar algumas decisões sozinhas, como desviar de obstáculos, seguir determinado trajeto, entre outras. 

Você pode pensar nos drones como meio de fazer belos registros em vídeos ou fotos de viagens ou passeios. Mas as atividades que eles dão conta de realizar são as mais diferentes!  

Aquela imagem aérea linda do show do seu cantor favorito ou do jogo do seu time do coração, hoje, costuma ser feita por drones. Eles também são empregados na área de segurança (como um olhar de cima de determinado espaço); para entregar encomendas; como instrumento para mapear terrenos (tomando medidas precisas lá do alto); para ações de salvamento e resgate (de pessoas e outros animais); para fins científicos (como contagem de aves ou de animais em determinada região); e muito mais! 

Mas vale dizer que os drones são apenas os veículos, meios de transporte. O que há dentro deles é o que define a tarefa, como câmeras e sensores de diferentes tipos, cada qual especializado em uma função. Para fotografia e filmagem, há câmeras semelhantes às de nossos celulares. Já para medições de distância, de quantidade de energia e de temperatura, existem os mais variados sensores. 

Existem equipamentos específicos que ajudam na pilotagem dos drones, evitando que se perca o controle da aeronave ou que ela bata em obstáculos. Um equipamento bem importante que ajuda nessa segurança é o sistema de navegação por satélite, cujo mais famoso é o GPS, serviço que conhecemos bem pelo seu uso em aplicativos de celulares. O GPS usa sinais de uma rede de satélites para possibilitar nossa localização nas ruas ou em qualquer parte do planeta. É com essa orientação que os drones sabem para onde ir e como voltar.

Drones são miniaeronaves e podem ser considerados robôs voadores.
Foto Freepik

É um helicóptero? Um avião?

Existem diferentes tipos de drones, cada um apropriado para determinadas aplicações. Em geral, eles podem se parecer com um mini-helicóptero, mas com vários motores e hélices, chamados multirotores. Esses são os mais comuns, porque decolam e aterrissam com muito mais facilidade, além de serem mais fáceis de controlar. 

Outros drones já parecem miniaviões e são chamados de asa fixa. E existem ainda os híbridos, que juntam as duas características: têm asas fixas como aviões, mas com diversas hélices.

Tipos de Drones quanto à forma de voo: Multirotor com 4 hélices (A); Multirotor com 6 hélices (B); Híbrido (C); Asa Fixa (D)

Detalhes e curiosidades

Sabia que, para voar, os drones costumam utilizar baterias recarregáveis e motores elétricos, mas também existem aqueles com motores movidos a combustível?

E já ouviu falar que alguns drones são pilotados com óculos ou capacetes especiais que permitem uma grande imersão tridimensional? É verdade! Parece até que você está dentro da aeronave! 

Para fotografia e filmagem, normalmente os drones precisam ter um piloto remoto, isto é, necessitam de alguém controlando a aeronave. Já para outras funções, como entregas de encomendas e mapeamentos, eles podem ter sua rota programada previamente: o sistema de controle da aeronave usa o GPS e outros sensores a bordo para respeitar a rota definida e realizar as tarefas desejadas.

Agora, imagine que já estão sendo testados táxis voadores sem motoristas! E não se espante se, muito em breve, os drones estiverem fazendo parte da nossa rotina como os celulares já fazem!

Pilotando com responsabilidade

Drones são considerados veículos e, no uso de qualquer veículo, é preciso seguir algumas regras. Elas são determinadas pelos órgãos reguladores da aviação do nosso país, que estabelecem o que se pode e o que não se pode fazer, além de atribuírem responsabilidade aos pilotos.

Dentre as diversas regras para drones, podemos destacar a proibição de voar a menos de 30 metros de pessoas que não tenham dado uma autorização formal. Também é proibido voar próximo de instalações consideradas sensíveis, como aeroportos, usinas e refinarias, presídios e instalações relacionadas à segurança pública. Se for gravar vídeos ou tirar fotos, também é preciso cuidado, porque nem todas as pessoas autorizam o uso de suas imagens. 

Ah! Em caso de acidentes, há leis específicas que podem responsabilizar o piloto da aeronave.

Mas pode brincar?

Se, depois de conhecer algumas regras, você está achando que nunca poderá brincar com um drone, relaxe! Existem drones de brinquedo que podem ser usados livremente. O ideal é que sejam pilotados em espaços de aeromodelismo, que são locais específicos para quem deseja começar essa atividade. 

E não se esqueça que existem feiras de ciências e oficinas de tecnologia nas quais você pode desenvolver ou montar o seu próprio drone. Quem sabe você não encontra um “clube de drones” para, no futuro, montar sua própria oficina seguindo as regras? Aí, o céu será seu laboratório!

Drone terrestre? Aquático?

Drone significa zangão. Zangão voa, mas… existem também drones terrestres e aquáticos! Eles são chamados assim porque também são veículos autônomos (sem piloto dentro), e realizam tarefas que são perigosas ou mesmo impossíveis para o ser humano, como a inspeção de equipamentos no fundo do mar e em plataformas de petróleo. 

Só para registrar: existe até um drone usado fora da Terra, no planeta Marte, que é dirigido pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

Rafael Silva de Barros
Laboratório de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais
Instituto de Geociências – Departamento de Geografia
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 01.09.2025

Comentários (34)

  1. Valentina Isabela Reginaldo Gewehr

    eu achei tudo isso muito interessante e radical

    1. Enzo Castello Miguel shuabe grilo

      e eu

  2. Amei muito bem elaborado espero ler mais

  3. oi meu nome e rhuan e eu sou furry e meu amigo n gosta de furrys isso e triste e eu gosto de drones e eu jogo roblox meu nick jonh doe 9049 eu jogo forsaken atenciosamente r.f.a.m

  4. Olá! Me chamo Maria Fernanda. Sou do quinto ano da escola GET Doutor Nelson Hungria, turma 1503. Eu sinceramente achei a matéria bem interessante. Acho a tecnologia demais! E descobrir mais sobre os drones me deixou fascinada. Achei muito maneiro e espero poder aprender mais sobre o assunto . Tchau! Tenham um bom dia !

  5. muito legal o conteúdo. amo drones, sempre quis ter um.

  6. ENIVALDO ALMEIDA ASSUNÇÃO

    muito legal o conteúdo. amo drones, sempre quis ter um.

    1. ENIVALDO ALMEIDA ASSUNÇÃO

      mertdrs

  7. Gostei mais da imagem A

  8. Rafael, seu texto é muito legal! Obrigada por compartilhar sobre os drones!

  9. meu nome é Ana Heloisa ,estou no 5º ano, na escola Adelina. Gostei muito da matéria e sempre quis ter um drone.

  10. Oi! Eu sou o Guilherme, da turma 1502 da escola GET Doutor Nelson Hungria. Eu achei a matéria legal! O drone -e infinito? E por que não disse que ele fica sem bateria? Mas não sei se seria tão legal ter um drone, mas a experiência seria maneira.

  11. eu entendi que os drones nao sao para brinca mas tem para brincar e sim sao robos voadores

  12. Boa noite, C. H. C. Meu nome é iorrana gostaria que vocês fizesse uma matéria explicando a primeira ideia do drone o motivo da sua criação

  13. Pires do Rio, 12 de Setembro de 2025. Prezado Rafael Silva, Tive a oportunidade de ler sua matéria, e me interessei muito pelo assunto. Gostei do nome zangão que é mais conhecido como drone. Apreciei as formas dos drones como híbridos e etc. Interessante que nosso país já tem leis sobre a questão do uso dos drones, irei pesquisar mais sobre. Atenciosamente, Miguel Rezende Laranjeira Batista

  14. Pires do Rio, 14/09/2025

    Olá Revista CHC, venho falar hoje sobre o artigo 369, sobre drones
    Eu tenho 12 anos e achei a reportagem muito legal e interessante, ao ler eu percebi que não sabia quase nada sobre drones, por isso achei a reportagem interessante e achei legal le-lá, então quero parabenisar a todos que escreveram a reportagem pois ela ficou ótima
    Atensiosamente
    Davi H. .G. M.

  15. amei o conteúdo. a escolha do tema e tão interessante

  16. Pires do Rio ,14/09/25

    Dedicado a Revista CHC

    Olá tudo bem , gostaria de parabenizar a revista CHC pela matéria sobre os drones ,foi muito útil para mim , eu não sabia a origem dos drones ,o significado do nome ,e foi através da matéria que eu pude compreender e tirar as minhas dúvida , vocês estão de parabéns !!!

  17. Helena Martins

    ostei muito do texto sobre drones. Eu não sabia que eles tinham sido usados até em guerras e que hoje podem ajudar em coisas como salvamento, entrega de encomendas e até pesquisas com animais. Achei incrível que já existe drone em Marte! Também acho importante que as pessoas usem os drones com responsabilidade, porque eles podem ser perigosos se não respeitarem as regras. Depois de ler, fiquei com muita vontade de pilotar um drone.
    Atenciosamente
    15/08/25

  18. Drone é um dispositivo voador que pode ser usado para gravar ou tirar fotografias, acho drones muito legais pois eles são muito diferentes e tecnológicos, alguns podem ter pilotos ou não.

  19. Maria Alice Pasquewitt Saavedra

    Amei a matéria por explicar detalhadamente o assunto,gostei bastante de ler por que chamou muito a minha atenção por ser algo que é da atualidade,espero que tbm tenha chamado a atenção de outras pessoas,e não sabia que existia drone aquático,fiz até uma nova descoberta!espero que outras pessoas tbm tenham gostado

  20. Eu achei muito interessante pelo fato de tratar de drones e me deu até vontade de ter um

  21. Pires do Rio, 15 de setembro de 2025

    Prezada editora CHC (Ciência hoje das crianças)

    O conteúdo do texto fala sobre drones,uma coisa que me chama muito a atenção.O conteúdo dos editores é muito interessante, principalmente para os interessados em drones e coisas do tipo.Esse conteúdo chama atenção de leitores por seu simples fato de tratar de uma matéria:drone.Eu adorei o conteúdo falado por todos e com certeza daria uma nota ótima e recomendaria super esse texto para diversos outros leitores, principalmente para os amantes de drones.
    Todos os detalhes do texto são bem explicativos,conteúdo nota 10,0.Todos vocês estão de parabéns! Ótimo texto.

    Atenciosamente:A.O.S.6°ano

  22. Nós alunos do 4º ANO C, gostamos muito desta reportagem, porque aprendemos muito sobre drones e suas tecnologias, esse assunto é muito interessante. Ficamos aguardando novas postagens sobre esse tema.
    Valeu Galera da CHC.

  23. Oi pessoal da chc gostei muito do artigo sobre o incrível mundo dos drones.😃
    Por favor postão um artigo sobre geração pois gosto de saber sobre essas coisas de geração .

  24. Lucas Guilherme da Silva Pereira

    Nunca imaginei que o drone poderia utilizar baterias recarregáveis, isso é muito bom pra que seja utilizadas menos baterias tóxicas

  25. alunos do 3° ano B da E.E. Prof. Homero dos Santos Forte

    Foi super legal saber sobre os drones,

  26. Eu amei o conteúdo. Eu amo drones e já tive muitos

  27. Escrevo esta mensagem como uma aluna pesquisadora, estudante do Ensino Médio, profundamente marcada pela revista Ciência hoje das crianças. Me lembro da empolgação no reconhecimento de uma edição que não havia lido, me lembro do cheiro das folhas, me lembro de um olhar encantado e maravilhado pela sensação da descoberta e do conhecimento em cada página – uma experiência que moldou meu caráter. […] A vocês, equipe CHC, tenho apenas a agradecer! Viva a ciência, vivam as nossas crianças, viva a produção de conhecimento no Brasil.

  28. Olá, boa tarde!
    Somos alunos do 3º ano C da escola Samaritano, de Franca/SP. Gostamos muito do artigo. Achamos interessante saber que tem um drone em Marte e que há drones aquáticos.
    Também foi legal conhecer o significado da palavra “drone”.
    Até mais!

  29. Eu amei gostei muito! Tem DRONE AQUATICO E ATÉ EM MARTE

  30. amei esse texto , gostei muito de saber mais sobre os drones, tem coisas nesse texto que eu não fazia ideia!!

  31. Eu acredito que os drones são tecnologias incríveis, eles podem capturar fotos e vídeos fantásticos. Ele eleva a criatividade e nos mostra o mundo de uma forma diferente do que a gente vê.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-48739
700_280 att-48708
700_280 att-48769
700_280 att-48701
700_280 att-48711
700_280 att-48722
700_280 att-48743
700_280 att-48757
700_280 att-48698
700_280 att-48718
700_280 att-48730
700_280 att-48765

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47742
700_280 att-47667
700_280 att-47647
700_280 att-47592
700_280 att-47408
700_280 att-47407
700_280 att-47420
700_280 att-47237
700_280 att-47258
700_280 att-47125
700_280 att-47116
700_280 att-47103
700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929