Mundo de curiosidades

Desenho do som

É possível transformar o som de alguns animais em imagem. O primeiro passo é encontrar espécies em seu habitat natural – se forem sapos, por exemplo, são registrados os coaxos com gravadores e microfones apropriados. Em seguida, as gravações são transferidas para programas de computador que criam as figuras chamadas sonogramas, ilustrando as características do canto – como sua duração (se o coaxo é longo ou curto) e sua frequência (mais agudo ou mais grave). Essas características são então traduzidas em números, que são organizados em tabelas e usados para descrever e comparar cantos. Assim, ao examinar os sonogramas, os cientistas conseguem “enxergar” um som!

Sonogramas são representações gráficas do som. Esse representa um coaxo da rãzinha-verrucosa, natural da Mata Atlântica.
JVALacerda

João Victor A. Lacerda
Instituto Nacional da Mata Atlântica

Com quem o Brasil faz fronteira?

Ilustrações Jaca

O Brasil tem uma fronteira marítima de mais de sete mil quilômetros banhada pelo Oceano Atlântico e quase 17 mil quilômetros de limites terrestres, o que o torna o maior país da América do Sul! Com toda essa extensão, o território brasileiro faz fronteira com outros nove países do continente. Ao Sul temos o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. Próximo ao Centro-Oeste do Brasil está a Bolívia. Mais ao Norte, temos outros vizinhos: o Peru, a Colômbia, a Venezuela, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa, que é território francês e tem 730 quilômetros de fronteira com o nosso país. Apenas dois países da América do Sul não têm fronteira com o Brasil: Chile e Equador.

Carla Bernadete Madureira Cruz
Departamento de Geografia
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vida no vulcão?

Em muitas crateras de vulcões que não estão ativos há lagos e vegetação – ou seja: existe vida. Mas em vulcões ativos, onde há magma, aquela massa pastosa e muito quente, não é possível existir vida. Isso porque para existir um ser vivo é preciso existir informação genética, isto é, um código que dá origem a plantas, animais, fungos e microrganismos. Essa informação genética pode ser o DNA ou o RNA, ácidos complexos que não resistem a altíssimas temperaturas, como é o caso do magma.  Por outro lado, para existir vida, é necessário calor. Sem ele, nosso planeta estaria congelado, e a atividade vulcânica certamente ajuda neste sentido. Em outras palavras: pode não existir vida no calor absurdo do magma, mas certamente ele é importante para que haja vida fora dos vulcões!

Rosaly Lopes
Laboratório de Propulsão a Jato
Agência Espacial Americana (NASA)

Matéria publicada em 31.07.2023

COMENTÁRIOS

  • Luma Simoes França✨🌸

    ✨Olá, CHC, meu nome é Luma…gostei muito da matéria de vocês sobre o desenho de som, com quem o Brasil faz fronteira e da vida no vulcão. Beijos, da Luma ✨🩷 Q

    Publicado em 10 de agosto de 2023 Responder

  • Isadora nosaj🦋✨

    Olá, CHC,li a matéria “vida no vulcão”,e queria perguntar uma coisa,porque em muitas crateras de vulcões que não estão ativos há lagos vegetação?😀🍄

    Publicado em 10 de agosto de 2023 Responder

  • Maria

    Eu amei sua história e amei!!!!gostei mesmo!!! Quero que você continue.💋

    Publicado em 10 de agosto de 2023 Responder

  • Andreza🩷

    Chc, eu gostei da sua história e interassante e legal.🩷💜

    Publicado em 10 de agosto de 2023 Responder

  • Laura

    olá pessoal da CHC! Eu me chamo Laura tenho 9 anos e vim do Jardim Botânico-DF! Da escola Master! Eu amei essa edição pois ela traz um assunto bem interessante!

    Publicado em 13 de agosto de 2023 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!