O que os mais de 10 mil atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Paris têm em comum? Alguém disse disciplina? Planejamento? Esses competidores levam uma vida em que cada movimento é calculado, cada refeição é planejada e cada noite de sono é um ritual de recuperação. Tudo isso é certo! Mas há um fator que influencia (e muito!) o desempenho de um esportista olímpico: a ciência. Isso mesmo!
Não é de hoje que a aplicação da ciência é essencial para melhorar o desempenho dos atletas. Não seria diferente nessa Olimpíada de 2024. Da ginástica artística ao levantamento de peso, em todas as 48 modalidades em disputa no megaevento, o apoio de pesquisadores, especialistas e laboratórios marca presença. Quer ver só?
Diversas áreas de conhecimento influenciam o alto rendimento no esporte. A ciência pode ajudar, por exemplo, com dados sobre o funcionamento do corpo de um atleta, com exames mais avançados, informações valiosas de alimentação etc. Para mostrar esse lado nem tão conhecido da vida esportiva, acompanhamos a judoca Natasha Ferreira, uma das atletas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
“Acordo, tomo café, faço preparação física, almoço no clube e faço fisioterapia. Depois, descanso e vou para o segundo treino do dia, que é técnico. À noite, treino luta, que é mais intenso. Entre os treinos, faço refeições e suplementação. É basicamente isso: treinar, descansar e treinar de novo”, conta a judoca, representante da categoria até 48 quilos.
Esse relato pode parecer uma lista simples, mas o “básico” da vida de Natasha envolve muitos detalhes e uma integração cuidadosa de ciência e prática. Entender as respostas do corpo ao exercício, por exemplo, é fundamental para evitar lesões e aumentar o rendimento.
“Um exercício proposto para melhorar o desempenho de um atleta causa diversas alterações no corpo. Conhecê-las é uma estratégia importante para criar melhores exercícios de treinamento, controle da recuperação e adaptação”, diz o especialista em ciência do desporto Guilherme Tucher.
Compreender essas alterações no corpo é essencial para que cada atleta tenha uma preparação especial adequada às suas necessidades. E para garantir que os esportistas estejam com a saúde protegida e tenham o melhor desempenho possível.
“Cargas de treinamento muito fracas não levam a adaptações positivas. Cargas muito intensas podem levar ao excesso de treinamento. Todo esse controle pode ser feito por meio de ferramentas como questionários e percepção ao esforço ou recuperação, e outras, como análise sanguínea”, explica Guilherme, professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A alimentação de um atleta também merece atenção especial. Principalmente às vésperas de competições, os gramas de carboidratos, proteínas e outros nutrientes (fora o cuidado com as gorduras) são pesados com precisão.
“Durmo entre 8 e 9 horas e faço de quatro a cinco refeições por dia. Conto com uma equipe de profissionais que inclui preparador físico, nutricionista, técnico, fisioterapeuta e médico”, detalha Natasha.
A hidratação desempenha papel importante também. Em atividades físicas intensas, é recomendado repor a perda de peso com um litro e meio de água por quilo perdido. Mas como os profissionais sabem de tudo isso? Estudos científicos, caros leitores!
“A principal diferença entre um atleta e um não atleta é a demanda energética aumentada. Atletas gastam mais energia com o exercício, o que exige ingestão calórica maior”, explica a nutricionista Ludmila Andrade, com especialização em nutrição esportiva. “Os carboidratos são a principal fonte de energia rápida, e ajudam na formação de reservas musculares. As proteínas são fundamentais para a construção e recuperação muscular, enquanto as gorduras são importantes para funções hormonais e exercícios de longa duração”, conta.
Guto Mariano
Jornalista
Especial para a CHC
Matéria publicada em 31.07.2024
JOÃO HENRIQUE PINHEIRO
Olá CHC, gostei muito da sua matéria sobre os jogos olímpicos de Paris. Manda outras matérias sobre os jogos olímpicos de Paris. Muito obrigado !
Manuela petrus
Olá pessoal da CHC .
Gostei muito da matéria ‘Tem ciência nos jogos olímpicos ‘ da sessão 357,o que eu mais achei interessante foi a rotina da Natasha, pois é impressionante o que ela faz.
Abraços a todos❤️
luiza nicarretta de franca
#tamojunto
amo voces
beiju
Jade Meneses
Eu simplesmente amei estou começando a gostar cada vez mas da suas revistas chc , ainda bem que a minha professora indicou vocês
Miguel da Silva Menezes
Minha professora também indicou a chc
Heitor Dias Belligoli
Minha professora também indicou a CHC. Queria que vocês falassem mais sobre esportes.
Renan
A minha tbm
Grupo de Estudo - PI
Olá, CHC! Essa matéria é muito legal e interessante. Pois, pudemos aprender sobre diversas coisas da vida dos atletas.
Maria Helena Melo
Olá pessoal da CHC, gostei do artigo “alerta na comida”.Achei interessante a parte que diz que a maior diferença entre um atleta e um não atleta é a demanda energética aumentado.Mas, gostaria muito que publicassem um artigo sobre um esporte também! Queria saber se vocês podem publicar uma revista sobre o baleado/queimada, pois gostaria muito de saber um pouco mais do baleado.
Beijos
Júlia Dias Mayrink.
Olá pessoal da chc essa é minha primeira revista que eu leio e eu adorei a sessão “Tem ciências nos jogos olímpicos em Paris” por isso eu queria que vocês publicassem uma revista sobre os atletas a ginásticas e os vôlei tchau beijo e abraço para os mascotes.
Turma do 3º ano C da Escola Maria Thereza
Olá CHC, somos a turma do 3º ano C da Escola Maria Thereza, que fica em Caraguatatuba. Foi a primeira vez que lemos a CHC e gostamos muito da matéria sobre os jogos olímpicos. Vocês poderiam publicar algo sobre a matemática nas olimpíadas? Seria legal!
Miguel de Carvalho Rodrigues
Oi pessoal, gostei muito dessa matéria, como é difícil a rotina de um atleta! Dormir bem, se alimentar com restrições para gastar energia com qualidade. Excelente conhecimento!
Miguel da Silva Menezes
Gostei muito da sua chc pois gosto muito de esportes.Mas a minha matéria preferida é ciências
Miguel da Silva Menezes
Gostei muito da sua revista chc pois eu gosto muito de esportes. Mas minha matéria preferida é ciências.
Amiga do grupo de estudos
Olá chc eu amo suas notícias e amei esse sobre a rotina de uma judoca. Estou indo, tchau
Arthur Ramos
e muito importante para mim saber disso, porque eu fasso bastante exercicio.
Rita
eu,gosto muito das olimpíadas principalmente ginástica gostei bastante de ler eu acho bem importante isso pra mim porque de vez enquanto eu faço exercícios, achei legal, espero ver mais, tchau 👋 beijos 💋 💋
Gabriela Sales Gomes
amei deveria fazer mais sobre as olimpíadas
Alunos 3º ano B Colégio Salesiano São José Sorocaba
Olá CHC.
Somos alunos do 3º ano do Colégio Salesiano São José de Sorocaba. Estamos estudando o gênero literário carta ao leitor e gostamos muito de saber sobre a ciência e desempenho dos atletas olímpicos nos jogos de Paris.
Obrigado!
Sofia Coelho Pinto Santos
Oi,pessoal do CHC.
Gostei muito da matéria “Tem ciência nos Jogos Olímpico de Paris” porque gosto tanto de esporte quanto de ciência.Gostei também de saber como é a rotina de atleta e ver que com ajuda certa eles podem ter um desempenho melhor.
Mel
Olá,chc gostei muito do artigo alerta na comida achei muito interessante!!
João Pedro Dias Barbosa
Hortolândia, 19 de agosto de 2024
Prezada equipe da CHC,
Lendo esse artigo, eu adquiri um conhecimento mais vasto sobre esse assunto tão pertinente entre os jovens e interessados no assunto, principalmente aqueles que querem seguir carreira ou apenas se aprofundar no assunto.
Acredito que lendo esse texto, muitos podem amplificar de diversas formas o seu entendimento do assunto. Muitos acham que se tornar um atleta é uma tarefa fácil, mas como o texto enfatiza, não é! Pois o atleta tem diversas regras e rotinas a seguir, além de todo estudo necessário envolvido no assunto.
Parabenizo o jornal pelo artigo divulgado. Diante dos dias de hoje, eu como estudante, acredito ser muito importante reforçar a informação sobre esse tema
laercio
Ola , gostei do texto! obrigado caro escritor por compartilhar.
Luis Alfredo Meireles de Freitas
gostei muito dessas materias muito top