Nas cidades vive pouco mais da metade da população humana do planeta. É, você não leu errado, me-ta-de! Embora esses ambientes construídos ocupem uma pequena parte da superfície terrestre (3%), esse percentual pode aumentar já que cada vez mais pessoas ocupam esses espaços todos os dias, acumulando problemas bem grandes. Mas, afinal, o que são cidades?
Cidade ou ambiente urbano é um espaço geográfico construído pelos seres humanos, com grande concentração de pessoas morando nele. Nesses locais se desenvolvem diferentes atividades, como comércio e indústria, além de práticas educativas, culturais e religiosas.
Mas, as cidades, por mais interessantes e fascinantes que possam parecer, por sua beleza, luzes e agitação, oportunidades de emprego, entre outros atrativos, são também responsáveis por enormes impactos ambientais. Trazem prejuízo para a qualidade de vida dos seres humanos e de outras espécies também! De forma resumida, podemos dizer que são cinco os principais problemas ligados aos centros urbanos:
A transformação do ambiente natural em áreas construídas traz consequências ambientais sérias. Por quê? Ora, estamos transformando um solo com nutrientes e capaz de absorver água (ou seja, um solo natural) em uma superfície de concreto ou asfalto sobre a qual se erguem diversos tipos de construções, como prédios e ruas. O excesso de áreas construídas acaba sendo responsável direto por todos os outros impactos ambientais, como as mudanças climáticas, as alterações no ciclo da água e a ameaça à sobrevivência das espécies.
A transformação do ambiente natural em um ambiente construído sempre provoca a perda de espécies. Muitos animais, plantas e fungos não estão adaptados às condições ambientais das cidades, como maior temperatura, menor disponibilidade de água e poluição do solo, água e ar. Com isso, muitos desses seres vivos morrem. E mesmo os organismos que conseguem sobreviver no ambiente urbano enfrentam grandes desafios, como encontrar abrigo, alimento e sobreviver à competição com espécies domesticadas, as que já estão acostumadas com o ambiente fora da natureza, como cachorros, gatos e plantas ornamentais.
Edinalva Santana de Sousa
Tércio da Silva Melo
Pós-Graduação em Conservação e Manejo da Biodiversidade
Universidade Católica do Salvador
Matéria publicada em 31.07.2024
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
arthur e miguel
eu achei muito legal porque fala de lenda urbana e fala da poluição e também gostei e isso ensina muito e achei incrível
Arthur Ramos
verdade
Mercedes Rachid
Foi interessante saber que apenas 3% do mundo e cidade. No entanto, causa grande impacto ambiental. Ainda bem que podemos reverter isso!
André Luiz
CHC eu gostei muito das suas revistas, porque elas falam sobre várias coisas como por exemplo a poluição, o papai aranha e também uma notícia sobre os indígenas
eu não gostuei eu asmei
Beatriz Silva Pereira
Oi, CHC eu amei a revista de vocês! Gostei das dicas para as pessoas. Obrigada pela atenção. 🥰👋
Mercedes Rachid
bom dms
Mercedes Rachid
valeu revista ajudou nossa turma para uma atividade
Mercedes Rachid
Foi muito bacana ler sobre as formas de mudar esses problemas. Aprendemos mais sobre esse tema. Precisamos de coragem e vontade política para mudar as cidades.
Maria Andrade
Achei muito legal a parte do começo que fala “se todos os lugares do mundo fossem divididos em 100 partes só 3 por cento seriam cidades “ adoro todos os textos da chc 🥰
manu
eu gostei muito foi bem divertido
Rita
Oii,Chc amei a revista de vocês!gostei muito das dicas para as pessoas, quero agradecer pela atenção de vocês, espero ver mais, tchau 👋 beijos 💋 ❤️😍😍❤️
Miguel cabral
Esse texto é mais incrivel do que escola kkkk
Valeu pele atenção 😊❤️
Sara Amorim
Eu achei muito legal porque fala sobre poluição ambiental nas cidades urbanas e como solucionar esse problema.
Professora Maria Augusta e alunos do 3º ano A
Olá, pessoal da revista CHC!
Somos alunos do 3º ano do colégio Cristo Rei, de Presidente Prudente, e amamos a revista!
Estamos estudando sobre carta de leitor e explorando muito o site da CHC.
Obrigada pela atenção!
Beijos a todos!
Professora Maria Augusta e alunos do 3º ano B
Olá, pessoal da revista CHC!
Somos alunos do 3º ano B do colégio Cristo Rei, de Presidente Prudente, e gostamos muito de conhecer a revista. Fizemos a leitura de algumas seções e gostamos muito.
Até mais.
gogo kun
legal
Eloah
Eu acho muito legal a chic
😊
CARLOS EDUARDO TREVISAN
Na edição on line o artigo está incompleto
Helena Lima de Souza
Olá chc adoro suas revistas, acho poderia ter sobre animais aquáticos.
Um beijão
Arthur Nunes
Eu gostei muito
Theus
Muito legal vamos CHC
Fábio Henrique Mendonça Júnior
Olá! Eu sou o Fábio Henrique Mendonça Júnior, moro em São Luís do Maranhão, estudo na escola Alberto Pinheiro. CHC agradeço muito pela matéria publicada, eu achei muito interessante conhecer os da cidade e o estímulo dado para solucionar cada problema trazido ao meio ambiente.
Ca
Olá pessoal da CHC
Carlos da silva
Oi meu nome e Carlos da Silva tenho 6 anos estou escrevendo no celular do meu pai eu gostei muito da revista da rebeca por favor faça mais
Benjamin
Eu gostei, porque estou estudando cidades urbanas, isso vai ser um grande exemplo para a professora.
Rafaela e Matteo
Oi, Tércio e Edinalva.
Aqui é Rafaela e Matteo.
Nós somos do Colégio Sion e estamos fazendo uma atividade sobre a revista. Nós gostamos muito dessa revista porque não sabíamos que só 3% da terra firme do planeta é cidade. Também achamos muito interessante saber de tantos impactos das cidades ao meio ambiente.
Ficaríamos muito felizes se vocês respondessem.
Um abraço, tchau.
Rafaela Viola e Inácio Augusto.
Olá, Edinalva e Tércio.
Somos alunos do Colégio Nossa Senhora de Sion e estamos fazendo uma carta.
Não tínhamos noção que as cidades são as maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente.
Continuem escrevendo porque o assunto é muito legal e interessante.
Rafaela Viola e Inácio Augusto.