Socorro ao bioma costeiro

Sabia que existe o Dia Nacional da Mata Atlântica? Existe sim! É o dia 27 de maio. Mas por que essa floresta ganhou um dia só para ela? Você desconfia? Porque a conservação desse bioma é fundamental. A Mata Atlântica é um dos hotspots de biodiversidade mais importantes do mundo. Hotspot é um termo internacional usado para indicar ambientes de alta biodiversidade, ou seja, lugares que são lar de muitas espécies que só existem ali, e, ao mesmo tempo, que se encontram muito ameaçados pelas ações humanas. E qual é a nossa missão? Criar ações para preservá-los!

Ilustração Daniel Carvalho

A Mata Atlântica, desde que os europeus chegaram no Brasil, vive uma história de ocupação e exploração. O primeiro grande impacto à sua vegetação foi a extração do pau-brasil, árvore explorada até se esgotar. Depois, veio a destruição de grandes áreas verdes nativas para a plantação da cana-de-açúcar e do café, seguida da extração de minérios, da agricultura e da pecuária. Bem mais tarde, boa parte do bioma foi devastado para as construções que fizeram crescer as cidades. 

Hoje, a Mata Atlântica é a região mais populosa do país. Em outras palavras: tem gente, muita gente, espalhada por seus 17 estados. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, uma organização que protege o bioma, mais de 3.540 municípios foram erguidos nesse ambiente natural. Essa quantidade de pessoas e construções agride esse ambiente fundamental para a manutenção da vida. 

Entre os benefícios da Mata Atlântica estão a produção de água, a regulação e o equilíbrio climático, a proteção de encostas, a produção de alimentos e remédios, além da beleza que lhe rendeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. É ou não é fundamental entendermos que esse bioma pede socorro?

Kelly Antunes
Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza
Universidade Federal de Juiz de Fora

Matéria publicada em 02.06.2025

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.

Comentários (7)

  1. Marta Luísa Vieira Sobrinho

    Olá, Revista CHC!
    Me chamo Marta Luísa Vieira Sobrinho e estudo na E.M. Nerissa Marques dos Reis em Bugre/MG.
    Ouvi a leitura sobre o artigo: Socorro ao bioma costeiro. Eu achei muito interessante o texto, ficou muito bom. Queria fazer um pedido se vocês podiam fazer um texto falando sobre o Rompimento de barragens? Depois de fazer essa carta vou me despedir de vocês CHC! Seus artigos são muito bons e interessantes! Mas então tchau CHC!
    Espero a resposta.
    Ass: Marta Luísa.

  2. Sophia Emanuelly Barbosa Vieira

    Olá Revista CHC.
    Me chamo Sophia Barbosa e estudo na E.M. Nerissa Marques dos Reis em Bugre/MG.
    Ouvi a leitura leitura sobre o artigo Socorro ao bioma costeiro. Achei muito interessante, gostei muito parabéns. Gostaria que vocês poderia fazer uma matéria do Rio Doce, o rio atingido pela barragem. Espero sua resposta, beijos Sophia Barbosa.

  3. OLÁ EQUIPE DA CHC SOU ALANA CARDOZO 8 ANO AMEI A REPORTAGEM SELRE´´O LIVRO QUE VIROU PARQUE ´´ACHI MUITO LEGAR E GUSTARIA DE VIR MAIS MGTERIA CAMO ESSA PAS PUDERUAMO CENHECER MAIS SOLRE AS LRLAS PAISAGEM QUE ESESTEM QUE EJAJTEM ASS;ALANA CARDOZO MONTEIRO

  4. José Arthur Gomes Anastácio

    Olá, revista CHC.
    Eu me chamo José Arthur Gomes Anastácio e gostei muito de saber qual o dia internacional da mata Atlântica, nunca tinha ouvido falar eu gostei muito de saber agora.
    Espero uma resposta.
    Ass: José Arthur

  5. Olá ciência de hoje
    Eu me chamo Ludmyla e estou acompanhada da minha amiga Lindalva, perigos dentro de casa: um roteiro sobre intoxicação em crianças, não queria mudar nada e gostei muito por que estava explicando muito bem.
    beijo abraço de Lindalva e Ludmyla.

  6. Olá, revista CHC
    Eu me chamo Pedro Davi e eu gostaria de fazer um comentário sobre o tema abordado no texto eu achei interessante que existia o dia internacional da mata atlântica
    E gostei muito do tema socorro aos biomas
    Eu fico feliz por vocês terem lido esse comentário

    Um abraço

  7. Olá, revista CHC
    Eu me chamo Pedro Davi e gostaria de fazer um comentário sobre o assunto abordado no texto e eu achei interessante sobre o dia internacional da mata atlântica eu não conhecia eu achei interessante também sobre o tema “Socorro aos biomas”
    Obrigado por ler este comentário

    Um abraço

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-48260
700_280 att-48234
700_280 att-48268

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47742
700_280 att-47667
700_280 att-47647