Se curiosidade é uma de suas principais características, você deve estar se perguntando o que significa COP e qual é o tema dessa reunião tão importante. Então, guarde bem! COP é a sigla para “Conferência das Partes”. As partes, por sua vez, são 197 países (mais a União Europeia, conjunto de 27 países da Europa) que assinaram um documento chamado Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – UNFCCC, na sigla em inglês.
Os países que assinaram esse documento se comprometeram a diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa. Ou seja: essa reunião é sobre o futuro do nosso planeta, sobre a vida! Mas vamos entender isso melhor…
Motivo de alerta
No último século, a quantidade de indústrias no mundo cresceu absurdamente, e, para funcionar, elas precisam de energia, certo? Como a energia que elas utilizam vem, em grande parte, da queima de combustíveis fósseis (como os derivados do petróleo), e essa queima gera como resíduos muitos gases que ficam presos na atmosfera, dizemos que a atividade industrial contribui para o aumento do efeito estufa.
É importante lembrar que o efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para a vida na Terra e funciona, mais ou menos, assim: a luz do Sol aquece a superfície do planeta e parte desse calor fica retido aqui por ação dos chamados gases de efeito estufa presentes na atmosfera (como o gás carbônico, por exemplo). Sem esse efeito, a Terra ficaria muito fria e não haveria a vida, a diversidade de espécies, como conhecemos hoje.
Mas o que prejudica a Terra é o aumento do efeito estufa, que ocorre por diversos motivos e tem como principais agravantes o crescimento das indústrias e também a retirada da vegetação natural que cobre o solo (para dar lugar a grandes áreas de agricultura e de pecuária), porque quanto menos vegetação mais gás carbônico se concentra na atmosfera. Aí, vem o excesso de aquecimento e, com ele, muitas mudanças no clima.
Uma consequência desse superaquecimento é o aumento dos chamados eventos climáticos extremos. Isso quer dizer que teremos, por exemplo, verões cada vez mais quentes e chuvas em excesso, capazes de alagar cidades inteiras, com uma frequência cada vez maior (lembra-se das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024?). Já observamos também o derretimento das calotas polares, que fazem o nível do mar subir e inundar várias áreas de litoral. Com isso, alguns países que são ilhas – como Tuvalu, na Oceania – estão destinados a desaparecer do mapa.
Maria Helena Miranda da Silva
Artigo importantíssimo, muito bem escrito, didático e objetivo. Muito esclarecedor para crianças e até mesmo adultos que não estão inteirados do assunto.
Que seja muito utilizado em escolas e nas conversas em família!
Parabéns ao autor, João Gabriel Ascenso.
Maria Helena Miranda da Silva
Matéria de muita relevância!
Texto claro, didático. Muito bem escrito. De fácil compreensão pra crianças e até mesmo para adultos que não estão interados do assunto.
Importante a utilização em escolas e até mesmo nas conversas em familia.
Parabéns ao autor, João Gabriel Ascenso.
Luísa de Oliveira Freitas
Amei essa página aprendi muito
Pedro
Olá, CHC! Meu nome e Pedro.li a reportagem ´´uma reunião pela vida e gostei muito. Até logo.
Herica
O artigo é muito interessante e traz informações essenciais sobre a COP30 e a importância desse evento para o futuro do planeta. Ele explica de forma clara como as ações humanas estão causando o aquecimento global e mostra o papel fundamental da Amazônia na preservação do clima.
É um texto que desperta consciência e mostra que proteger o meio ambiente é uma urgência para garantir um mundo melhor para todos.
nicolas (aluno da escola pitagoras 2)
olá joão gabriel ascenso gostei do seu texto estava incrivel a parte que eu masi goostei de ler foi o motivo de alerta
Lavínia Araújo de Macêdo
Olá CHC! Eu li a matéria sobre a COP 30 , e eu achei muito interessante! Eu não moro em Belém mas queria acompanhar o movimento de perto! Eu também tenho uma sugestão para o mundo melhorar: se em aparelhos eletrônicos existissem um limite de consumo, se os aparelhos continuam sendo usados ativam economia de energia.
Beijos lalá.
Guilherme do 4°anoE
Olá, pessoal da CHC meu nome é Guilherme e eu tenho 10 anos gostei muito de aprender sobre o porco-do-mato.E aprendi muito gostaria de que vocês também fizessem uma revista do tigre um abraço Guilherme.
Lorena Silva Marra
Oi ,CHC a qui é a Lorena e eu gosto muito de vocês eu
adoro ler suas revistas hoje acabei de ler a revista 370
( uma reunião pela vida) e eu adoro aprender cada dia
mais com vocês e eu amo o corpo humano e acho que
seria muito legal se tivesse uma sobre o corpo humano .
Tchau bjs!
Lorena Silva Marra
Mônica M. Jacob
Essa matéria foi muito bem elaborada. Parabéns.
Alunos do 5.º ano A da escola Otílio de Oliveira. (Prof.ª Rosana)
Olá CHC, somos alunos da escola Otílio de Oliveira, localizada em São Bernardo do Campo.
Achamos o texto muito bem escrito, porém nossa professora precisou esclarecer algumas coisas, como recordar alguns conteúdos como o Efeito estufa.
Gostamos também, da meta que foi estabelecida entre os países, a escolha da cidade de Belém do Pará que também fica na Amazônia.
Os demais
O texto foi muito importante, Mas não muito fácil de entender devido a importância do tema, pois muitos nem se quer conhecem o assunto e deveria ser mais divulgado, inclusive para crianças menores com textos em HQ.
Sugerimos outro tema de bastante importância, o desmatamento e sobre o Efeito Estufa e a emissão de carbono. Há, e também materia sobre piadas, já que nossa turma adora dar boas risadas.
Por fim, aprendemos muito com sua matéria João Gabriel.
Parabéns!